Missão dentro e fora de campo. Assim é a vida do volante Lucas, capitão do Remo, que segue com o sonho de uma vaga no G4 do Campeonato Brasileiro da Série B. Enquanto nos gramados o jogador luta para ajudar o time a conquistar um lugar na primeira divisão, no lado de fora a ajuda tem sido no auxílio ao crescimento financeiro de jogadores e outros amigos.
O projeto “Atleta que investe” surgiu através de uma observação do próprio jogador sobre como funciona a vida de um atleta quando o salário cresce exponencialmente de uma hora para outra. No caso de Lucas, essa experiência veio em 2015, quando após ter sido campeão do Campeonato Brasileiro Série C com o Macaé no ano anterior, acabou assinando com o Vasco para a temporada.
“Na época do Vasco, meu salário e meus ganhos com futebol aumentaram. Muito além do que eu estava acostumado. Foi nessa época que eu decidi aprender a investir. Comecei a buscar conhecimento sobre o que fazer com o dinheiro. Eu nunca fui empolgado, mas não ganhava bem. Mas no Vasco eu comecei a aprender sobre investimento e aplicar na minha vida”, disse.
Hoje, Lucas dá consultoria e se coloca à disposição de vários outros atletas e amigos em comum para que o dinheiro ganho, sendo ele pouco ou muito, seja bem investido pelos mesmos. A ideia começou ainda nas concentrações do CRB em 2018 e hoje se tornou curso ministrado pelo próprio jogador de forma on-line.
O “Atleta que investe” começou com pessoas que eu conhecia. Depois, no CRB, usávamos a concentração de uma maneira bem positiva. Fazia palestra com os jogadores que foram aprendendo e gostando. Hoje já tem amigos de amigos e até torcedores”, afirmou.
O MOTIVO DO GOSTO PELO MUNDO DAS FINANÇAS
Para as pessoas simples, que não vivem o dia a dia de um jogador de futebol, a impressão é que os atletas vivem uma vida luxuosa e sem complicações financeiras. Segundo Lucas, a realidade é bem diferente. São poucos os jogadores que ganham muito. E mesmo os que ganham altos salários, muitas vezes, não conseguem ter uma vida estável devido aos gastos.
“Presenciei jogadores que ganhavam muito bem e pediam dinheiro emprestado. Tem muito a ver com a questão do status e do ambiente. É muito comum. O atleta ganha dinheiro em pouco tempo da carreira e tem que aprender como utilizar da melhor maneira”, contou.
COMO CONHECER O “ATLETA QUE INVESTE”?
Através do perfil oficial no instagram @atletaqueinveste, Lucas dá dicas financeiras, informações sobre o curso que agora ministra e tira as dúvidas dos interessados no assunto. Mas fique atento se seu objetivo for cornetá-lo por algo que acontece dentro de campo. A criação do novo perfil foi justamente para desvincular dos assuntos campo e bola.
“Esse ano lancei o primeiro curso. Bem básico sobre primeiro investimento para as pessoas começarem a tirar as dúvidas. Alguns atletas do Remo participaram e até outros que eu não conhecia. De vez em quando aparece um torcedor reclamando. Isso faz parte. Por isso fiz uma outra rede social só de investimentos e educação financeira. As pessoas que entram nela e começam a falar outras coisas, eu já dou uma cortada. O espaço é para quem está interessado e quer crescer junto”, finalizou.