Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
O São Paulo não começou bem no Campeonato Paulista e já é motivo para o técnico Rogério Ceni se preocupar. Um dos maiores ídolos da história do clube como jogador, em sua segunda passagem à frentre do Tricolor, Ceni já não é unanimidade.
Nem quando retornou os torcedores o apoiaram 100%. Quando assumiu o São Paulo na metade da temporada passada, em pleno jogo no Morumbi, diante do Ceará, boa parte cantaram “Crespo” em apoio ao argentino que havia sido desligado do clube um dia antes.
Desde então, os números não favorecem Ceni no São Paulo, são sete derrotas, cinco vitórias e quatro empates desde então, aproveitamento inferior a 40%. Em 2022, o time segue segundo um entre apenas dois da Série A que não venceram na nova temporada, ao lado do Juventude.
Após três jogos, o São Paulo já aparece na vice-lanterna da classificação geral do Campeonato Paulista. Embora com menos jogos que seus adversários, com três no total, o Tricolor não esboçou até o momento um bom desempenho ou ao menos seguro.
Perdeu na estreia para o Guarani, por 2 a 1, ficou no empate com o Ituano, com Jandrei defendendo pênalti no Morumbi, e perdeu para o Red Bull Bragantino por 4 a 3, fora de casa. Um início aquém das expectativas e dos reforços anunciados.
Contudo, vale ressaltar que a classificação geral não é muito relevante para as fases finais. Isso porque são quatro grupos divididos com quatro clubes e dois times avançam em cada para as quartas.
O São Paulo está no Grupo B, que tem o São Bernardo como líder com sete pontos, a Ferroviária com seis, em 2º lugar, e o Novorizontino em último, com apenas um ponto em já em cinco jogos. Os outros dois times do grupo somam quatro partidas. O Tricolor, em 3º, disputou três jogos.
De qualquer forma, a vantagem já é grande, de cinco pontos, ou seja, duas rodadas. Vale destacar que não há confronto direto entre times do mesmo grupo. Apenas a partir das quartas, em jogo eliminatório para a semifinal. Neste momento, o duelo seria entre São Bernardo e Ferroviária.