Foto de Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Melhor time do segundo turno em determinado momento, o Red Bull Bragantino chegou a depender apenas de si para ser o campeão do Brasileirão 2023. Bastava vencer o Botafogo em confronto direto no Nabi Abi Chedid e ainda tinha um jogo a menos contra o Flamengo. Mas disso deu certo.
Antes do jogo contra o Botafogo, o Massa Bruta perdeu para o São Paulo por 1 a 0 nos minutos finais. A partir daí, tudo começou a desandar. Na sequência, até abriu o placar contra o Glorioso, mas sofreu a virada em poucos minutos e só arrancou empate nos acréscimos da segunda etapa em 2 a 2.
Depois, o Bragantino perdeu o jogo atrasado para o Flamengo, também foi derrotado contra o Internacional no Beira-Rio e ainda foi superado pelo Fortaleza por 2 a 1 em casa. Por fim, venceu somente o já rebaixado Coritiba na penúltima rodada e se despediu com derrota para o Vasco, livrando o time carioca da Série B.
Foto de Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Ou seja, restando sete rodadas, quando dependia apenas de si para ser campeão, o Bragantino sentiu a reta final do Brasileirão. Foram cinco derrotas, um empate e uma única vitória nas rodadas finais.
Como resultado, o Massa Bruta caiu da vice-liderança para o 6º lugar. Acaba sendo uma boa colocação visando a projeção da temporada, no entanto, frustrante pela expectativa criada na reta final no Brasileirão, na qual caiu drasticamente de rendimento.
O resumo de 2024 para o Bragantino fica em frustrações nos momentos mais decisivos: eliminação na semifinal do Paulista para o Água Santa, para o Ypiranga na 3ª fase da Copa do Brasil e oitavas de final da Sul-Americana para América-MG, lanterna do Brasileirão.