Fotos: Alexandre Durão / Grêmio FBPA
O momento entre as equipes é bem distinto: enquanto o Botafogo fazia história ao despachar outro tricampeão na Libertadores, antes o Palmeiras e agora o São Paulo, chegando numa semifinal de Libertadores depois de 51 anos, o Grêmio perdia em casa para o Criciúma, em confronto direto contra o rebaixamento no Brasileirão.
Neste fim de semana, as equipes se enfrentam pela 28ª rodada do Brasileirão, no Mané Garrincha, em Brasília (e não no Nilton Santos), conforme acordado entre os clubes, depois do 1º turno ser disputado em Cariacica, com mando do Grêmio – o Fogão venceu por 2 a 1.
E o detalhe que chama atenção é o fato do Grêmio ter vencido todos os últimos três jogos fora de casa contra o Botafogo. O último deles terminou sendo épico, com direito a hat-trick de Luis Suárez em São Januário, logo depois do Glorioso também sofrer 4 a 3 de virada para o Palmeiras.
Empate ou Grêmio está pagando 2.17
Dali em diante o Fogão acabou despencando na tabela e ficou distante do título do Brasileirão. Aliás, o próprio Grêmio terminou como vice-campeão, com Luis Suárez sendo eleito o craque da competição, enquanto o alvinegro, que chegou a abrir 16 pontos de vantagem na liderança, ficou na 5ª colocação.
Ao longo da história como mandante, o Botafogo soma 14 contra 13 vitórias do Grêmio, além de outros sete empates. Portanto, é um confronto direto bem equilibrado com mando de campo do alvinegro. Nesse período, o Fogão fez 48 gols e sofreu 46, sofrendo e marcando gol em 76% dos jogos.
Fotos: Alexandre Durão / Grêmio FBPA
Fora de casa, o Grêmio bateu o Botafogo em 2019, quando Jean Pyerre marcou o gol da vitória do time gaúcho no Nilton Santos. No Brasileiro do ano seguinte, aplicou uma goleada por 5 a 2, com gols de Alisson, Jean Pyerre, Diego Churín e Matheus Henrique, duas vezes. E por fim, a virada de 4×3 já na última temporada, com show de Luis Suárez.
Depois de oito jogos sem vencer como visitante, o Grêmio vem de três vitórias e um empate sem perder fora de casa, batendo Athletico-PR, Cuiabá, Criciúma e empatando com o RB Bragantino.
Em contrapartida, o Botafogo é o 2º melhor mandante, com 10 vitórias em 13 jogos, e vem de quatro vitórias nas últimas cinco partidas em casa. No entanto, vale ressaltar que esse jogo não será no Nilton Santos, e sim em Brasília, no Mané Garrincha (ex-jogador que é ídolo histórico do Glorioso), com mando de campo do Fogão.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DA 28ª RODADA DO BRASILEIRÃO
A equipe alvinegra precisa vencer para manter ao menos os três pontos de diferença do Palmeiras. Em caso de empate, com o Verdão ganhando do Atlético-MG, caíria para apenas um pontos. Por outro lado, o Grêmio precisa pontuar para se afastar do Z-4, principalmente após perder para o Criciúma no último compromisso.
O Tricolor gaúcho tem somente três pontos de diferença do Corinthians, primeiro time dentro da zona do rebaixamento (31×28). No entanto, com três vitórias a mais que o Timão, o Grêmio não entrará no Z-4 já nessa rodada caso o time paulista consiga igualar os 31 pontos.