Foto: Pedro Souza / Atlético
O embalado Atlético Mineiro do técnico Gabriel Milito passou a ser o único time a manter o 100% de aproveitamento após quatro rodadas na fase de grupos da Libertadores com os empates de River Plate x Nacional e Bolívar x Millonarios.
O Galo alcançou os 12 pontos após bater o Rosario Central por 1 a 0 no último jogo, com gol de Paulinho. Os times que mais se aproximam são Palmeiras, River, Bolívar e Talleres, todos com 10 pontos. O dono da melhor campanha na fase de grupos tem a vantagem de decidir os jogos decisivos do mata-mata em casa até a semifinal – a decisão é em jogo único.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES NA LIBERTADORES
O próximo jogo do Atlético será um duelo complicado, frente ao Peñarol, no Uruguai. Depois, recebe o Caracas (o qual goleou por 4 a 1 na estreia) na Arena MRV. Em caso de empate e com os outros times mais próximos vencendo, o critério de saldo de gols define a melhor campanha. Neste momento, por exemplo, o do Palmeiras é melhor com 12 gols marcados e quatro sofridos – o Galo tem 10 gols feitos e quatro sofridos.
Apenas Grêmio e Flamengo, dos brasileiros, não estão em zona de classificação – o time gaúcho tem um jogo a menos e não deve atuar também na próxima rodada, devido a situação no Rio Grande do Sul após tragédia com enchentes.
O Flamengo vem de duas derrotas consecutivas para Bolívar e Palestino, ficando na 3ª colocação com quatro pontos, seis atrás do time boliviano e dois dos chilenos. Contudo, fará os outros dois últimos jogos no Maracanã, contra Bolívar e Millonarios para buscar a classificação.
Por outro lado, Fluminense, São Paulo e Botafogo também estão próximos de confirmar vaga nas oitavas de final da Libertadores. O Tricolor paulista soma nove pontos no Grupo B, ficando em 2º lugar, mas também é, matematicamente, concorrente a melhor campanha da fase de grupos. Os últimos dois jogos também serão em casa, no Morumbis, diante de Barcelona-EQU e Talleres.