Foto: Pedro Souza / Atlético
Tudo favorece o Atlético-MG no primeiro clássico diante do rival Cruzeiro na Arena MRV. Enquanto a equipe de Ronaldo Fenomêno briga contra o rebaixamento, o Galo segue subindo posições rumo a vaga na Libertadores.
Em comparação aos últimos jogos, o Atlético do Felipão obtém a segunda melhor campanha do 2º turno, com cinco vitória em oito rodadas, atrás apenas do RB Bragantino. Por outro lado, o Cruzeiro tem o segundo pior desempenho nesse peíodo, com uma única vitória.
O Cruzeiro segue com a dificuldade em marcar gols, são apenas 24 em 27 rodadas disputadas. Como consequência, não tem conseguido obter bons resultados, vencendo apenas um dos últimos 13 jogos, ficando somente há um ponto da zona do rebaixamento.
Embora o Atlético-MG tenha sido surpreendido e perdido a 1ª partida no novo estádio para o até então lanterna Coritiba, por 2 a 1 de virada, a equipe já conseguiu obter um bom resultado por 2 a 0 fora de casa sobre o Palmeiras, adversário esse que não vencia há 10 partidas.
Foto: Pedro Souza / Atlético
E para o clássico deste fim de semana, o retrospecto positivo sobre o Cruzeiro chama a atenção. O Galo venceu todos os últimos clássicos como mandante, sem perder desde 2018, com seis vitórias e um empate. Última derrota “em casa” para o rival foi ainda em 2018, no estadual.
Somando as partidas mais recentes, são quatro jogos de invencibilidade sobre o Cruzeiro, com três vitórias e um empate. O último revés sofrido no clássico foi na 1º final do Campeonato Mineiro de 2021.
Contudo, o Atlético perdeu somente um clássico para o Cruzeiro desde 2019. São seis vitórias ao todo, com dois empates e uma única derrota. Em 2023 as equipes empataram em 1 a 1 no estadual e o Galo venceu no 1º turno do Brasileirão.
O destaque dos clássicos deste ano, claro, foi Hulk. O craque do Galo marcou os dois gols atleticanos em cobrança de falta, levando a melhor no duelo com o goleiro Rafael, e em posições nada favorável ao atacante, bem distante do gol.
Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), duelo que marca o primeiro clássico do novo estádio do Galo, a Arena MRV.