Foto: Divulgação/Brasileirão
No próximo sábado (25), Athletico-PR e Vasco se enfrentam pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 na Arena da Baixada. O jogo é fundamental para os objetivos das duas equipes dentro da competição.
O Furacão não vem numa boa sequência e vai se afastando do G-4, a equipe tem a 7ª posição com 51 pontos, oito atrás de Grêmio e RB Bragantino que fecham os quatro primeiros. Já a equipe Cruzmaltina tem a 15ª posição com 41 pontos, três de vantagem para o primeiro dentro da zona de rebaixamento que é o Bahia.
Para se recuperar dentro do Brasileirão, o Furacão conta com um excelente retrospecto quando recebe os cariocas, e não perde para o Vasco desde 2007, totalizando 11 jogos.
Foto: Divulgação/Brasileirão
No total do retrospecto, o Vasco tem vantagem, são 51 jogos com 21 vitórias dos cariocas 17 do Athletico e 13 igualdades no placar.
O Furacão vem diminuindo essa vantagem nos últimos anos, quando recebe o Vasco na Arena da Baixada. O último triunfo dos cariocas no Paraná contra o Athletico aconteceu na fase preliminar da Copa Sul-Americana de 2007, quando os comandados de Celso Roth venceu por 4 x 2, com gols de Rubens Júnior, Abuda, Andrade e Conca, Dinei e Alan Bahia marcaram para o time da casa.
De lá para cá, em 11 jogos no Paraná entre as equipes foram oito vitórias dos mandantes e três empates. Com 100% de aproveitamento nos últimos seis jogos, as equipes não se enfrentavam desde 2020, no último jogo na Arena o Furacão venceu por 3 x 0, com gols de Carlos Eduardo 2x e Nikão.