Foto: Mourão Panda/América
O América Mineiro teve confirmado o sétimo rebaixamento em sua história no Campeonato Brasileiro. A queda se tornou matematicamente diante da derrota para o Coritiba, vice-lanterna, no Independência, confirmando o Coelho como “pior time” na competição.
Após 33 rodadas, o América obteve somente 21 pontos, com quatro vitórias, nove empates e 20 derrotas. A equipe começou o campeonato sob o comando do técnico Vagner Mancini e teve a queda decreta com Fábian Bustos.
Inclusive, o treinador foi desligado do clube horas depois da confirmação do rebaixamento. Em 18 partidas, o argentino obteve apenas 20% de aproveitamento. com duas vitórias, cinco empates e 11 derrotas.
Foto: Divulgação-América
Com isso, o clube já passa a projetar a temporada de 2024, na Série B. Além de Bustos, o auxiliar Edgardo Adinolfi, o preparador físico Marcos Conenna, e o analista de desempenho Jonathan Adrián, também foram demitidos. Para os próximos jogos, o auxiliar permanente Diogo Giancomini vai assumir o comando.
Até o fim do Brasileirão, o América enfrenta Vasco, Flamengo, Palmeiras, Bahia e Goiás. Até lá, a diretoria pretende acertar saídas e chegadas para o próximo ano, em que o objetivo será mais uma vez retornar à elite do futebol brasileiro.
Resta ao atual elenco evitar a pior campanha do clube na era dos pontos corridos. Em 2016, o América somou apenas 28 pontos e ficou todas 38 rodadas na zona do rebaixamento. Em 2023, soma 21 após 33 rodas, com sete pontos a menos.