Após passar pela Pré-Libertadores, Atlético-MG vai em busca do título da competição depois de 10 anos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divulgação/Atlético

O Atlético-MG estreia na fase de grupos da Libertadores na próxima quinta-feira (06), após passar por duas fases preliminares, o Galo entrou no Grupo G da competição, ao lado do Athletico-PR, Allianza Lima-PER e Libertad-PAR.

Em um grupo onde todas equipes tem chances de avançar, os brasileiros são os favoritos para chegar no mata-mata e brigar pela liderança. O time comandado por Eduardo Coudet ganhou muita confiança após passar pela dura Pré-Libertadores, e vai em busca do seu segundo título da competição, que aconteceu há 10 anos atrás.

Foto: Divulgação/Atlético

Indo para sua 13ª participação, o Galo é uma equipe que vem ganhando tradição no torneio mais importante do continente. Tirando a campanha do título (2013), o Atlético soma duas eliminações na primeira fase (1972 e 1981), uma na segunda fase (1978), uma na fase de grupos (2019) três quedas nas oitavas de final (2014, 2015 e 2017), três nas quartas (2000, 2016 e 2022), e uma eliminação na semifinal (2021).

No total a equipe tem 117 jogos no torneio, 53 vitórias, 27 derrotas e 37 empates. Ademais, são 178 gols feitos e 116 sofridos. Portanto, com esses números, confira as melhores campanhas do Galo na Libertadores da América.

Foto: Divulgação/Atlético

Em suas primeiras participações, o Atlético não consegiu fazer boas campanhas, em 1978, a equipe até chegou na fase de semifinal, que era em um formato de grupo com três equipes. O Galo ficou em último, atrás de River Plate e Boca Juniors, ambos da Argentina.

Após 19 anos sem disputar a competição, a equipe voltou a Libertadores em 2000, após ser vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1999. Naquela edição, o Galo avançou para o mata-mata na segunda colocação, atrás do Bolívar-BOL, e deixando pelo caminho Bella Vista-URU e Cobreloa-CHI.

No mata-mata, o Galo enfrentou duas equipes brasileiras, nas oitavas eliminou o Athletico-PR nos pênaltis, e caiu nas quartas de final para o Corinthians.

Mais uma vez, o Atlético ficou por alguns anos de fora da competição, e voltou ao torneio para ser campeão em 2013. Com um time recheado de grandes jogadores como: Fábio, Léo Silva, Pierre, Ronaldinho Gaúcho, Jô, Diego Tardelli e outros craques, o Galo montou um elenco para brigar pelo título.

No mesmo grupo de São Paulo, Arsenal de Sarandí-ARG e The Strongest-BOL, a equipe passou em primeiro com cinco vitórias e uma derrota. Chegando confiante no mata-mata, o Atlético encontrou o Tricolor Paulista novamente nas oitavas de final, e atropelou uma das maiores equipes da competição, com um agregado de 6 a 2.

A partir das quartas de final, os torcedores e o elenco do Galo aprenderam a sofrer. Para chegar na semifinal, o Atlético teve que passar pelo Tijuana-MEX, avançando no critério do gol fora.

E com muita emoção também foi a semifinal, enfrentando o Newell’s Old Boys-ARG, após um placar agregado de 2 a 2, a decisão foi para os pênaltis, e o Galo avançou, deixando os argentinos pelo caminho.

Na grande decisão, a equipe brasileira duelou contra o Olimpia-PAR, e perdeu o primeiro jogo no Paraguai por 2 a 0. Dessa maneira, precisando reverter o resultado no Brasil, e com gols de Leonardo Silva e Jô, o Galo deixou tudo igual na soma e mais uma vez, levando o duelo para os pênaltis, desta vez, valendo o título. Com a estrela de São  Victor, o Atlético conquistou a América pela primeira vez, vencendo os paraguaios por 4 a 3 nos pênaltis.

Foto: Divulgação/Atlético

Campeão em 2013, o Galo caiu nas oitavas de final nos dois anos seguintes. E foi fazer uma boa campanha em 2021, superando a fase de grupos de 2013, teve a melhor equipe da primeira fase. No mata-mata da temporada passada, o Atlético enfrentou equipes grandes do torneio, sendo assim, passando pelo Boca Juniors-ARG nas oitavas de final nos pênaltis e atropelou o River-ARG nas quartas.

Na semifinal, o Galo enfrentou o Palmeiras, e após perder um pênalti jogando em São Paulo, a equipe foi eliminada no Mineirão, no gol fora. Dessa forma, sendo eliminado invicto na competição, uma grande frustração para o elenco.

Foto: Divulgação/Atlético

Em 2022 com um elenco forte, vindo de um título brasileiro e também da Copa do Brasil, o Galo era novamente um dos candidatos ao título da Libertadores, o time fez uma bela campanha, porém mais uma vez o carrasco, Palmeiras esteve no caminho do time mineiro.

Assim como em 2021, na temporada passada a eliminação veio de uma maneira dramática, dentro do Allianz Parque, jogando por muita parte do tempo com 11 x 9 jogadores, o Galo não conseguiu tirar o empate do placar e assim sendo eliminado nos pênaltis para a equipe de Abel Ferreira.

Dessa forma, agora com uma nova comissão técnica, e tendo um dos melhores elencos do continente, a equipe vem ganhando casca nos últimos anos e espera mostrar mais uma vez sua força dentro da competição.

>O Rei do Pitaco segue a todo vapor e o Cartola está prestes a começar. Clica aqui e recebe as melhores dicas para você ficar mais perto de faturar uma grana extra!

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times