Foto: Divulgação/Flamengo
Após a chegada de Dorival Júnior, o Flamengo vem reencontrando o caminho do bom futebol e das vitórias, a equipe busca subir na tabela do Campeonato Brasileiro, e tem uma sequência de jogos em casa para isso.
Ademais, o Mengão está classificado para às quartas de final da Copa do Brasil e também da Libertadores da América. Aos poucos, o treinador vem recuperando a confiança dos principais jogadores da equipe, e também trazendo atletas pouco utilizados para ganhar minutos.
Como o zagueiro Léo Pereira, que nunca havia passado confiança desde sua chegada ao clube, começou a ganhar oportunidades por problemas no sistema defensivo, e hoje é um dos principais nomes deste começo de trabalho do técnico Dorival Júnior.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Foto: Divulgação/Athletico
Em 2010, Léo Pereira era disputado pelo Athletico-PR e pelo Coritiba, e o jogador escolheu o Furacão, e já com 16 anos era titular da base do clube, sempre se destacando na base, zagueiro era convocado para a Seleção Brasileira, onde também conquistou títulos.
Após fazer uma grande Copinha em 2013, Léo subiu para o profissional e aos poucos foi ganhando minutos no time principal. Após duas temporadas, mas poucos oportunidades por conta da falta de experiência, o defensor foi emprestado ao Guaratinguetá em 2016 para ganhar minutos.
Com poucas oportunidades no time paulista, em 2016, o zagueiro foi emprestado novamente, desta vez para o Náutico, e também foi pouco aproveitado.
Foto: Divulgação/Orlando
Buscando um destino para o zagueiro, o Furacão emprestou o jovem ao Orlando City, dos Estados Unidos, Léo Pereira chegou ao time da MLS para atuar no time B, que disputava a USL, com boas atuações o brasileiro logo subiu para o rime profissional, totalizando numa temporada no time americano 18 jogos.
Em 2018, Léo retornou ao Furacão, com mais bagagem e tempo de jogo, foi ganhando minutos no Athletico, se tornando titular e na primeira temporada conquistando a Copa Sul-Americana, entrando em campo em 41 oportunidaes, além da segurança defensiva, Léo marcou seis gols e deu 11 asistências.
Com um elenco ainda mais qualificado, e consolidado como titular, Léo Pereira era um dos pilares do Furacão comandado por Tiago Nunes, sendo uma das equipes mais regulares do Brasil, o time bem montado venceu a Copa do Brasil sobre o Internacional, dessa maneira, valorizando muito os jovens jogadores que fizeram mais uma grande temporada, conquistando títulos.
Foto: Divulgação/Athletico
Em janeiro de 2020, Léo Pereira foi anunciado pelo Flamengo por cerca de R$ 32 milhões, tendo contrato até 2024. Naquela temporada, o Fla buscava peças para substituir jogadores que deixaram a equipe após a incrível de 2019.
Chegando com o peso de entrar no lugar do espanhol, Pablo Marí, Léo Pereira pelo que tinha apresentado no Furacão caíria como uma luva na equipe rubro-negra, porém no começo teve muitas dificuldades e pouca sequência na equipe titular.
Com as mudanças de treinador, Léo Pereira entrava e saia do time titular com muita frequência, e nas duas primeiras temporadas acumulou erros coletivos e também individuais, dessa maneira, não passando confiança para a comissão técnica e também para os torcedores da Nação.
Foto: Divulgação/Flamengo
Com Paulo Sousa em 2022, Léo Pereira começou em baixa, tanto que com o sistema que o técnico português utilizava com três zagueiros, o Flamengo foi ao mercado para contratar pelo fato do zagueiro não estar em um bom nível. Ademais, o defensor recebeu uma proposta do León, do México por empréstimo, mas o time brasileiro recusou.
Com os problemas de lesões dos defensores, o zagueiro foi ganhando mais oportunidades, mas ainda sem ter a confiança para ser titular da equipe. Com a demissão do mister, e a chegada de Dorival, o Fla voltou ao sistema com dois zagueiros, sendo assim, o treinador tinha como opções além de Léo: Rodrigo Caio, Pablo, David Luiz, Fabrício Bruno e Gustavo Henrique.
Chegando tendo como objetivo recuperar o elenco e a confiança dos jogadores, Dorival bancou Léo Pereira como titular, deixando uma pula atrás das orelhas dos torcedores, com a rodagem do elenco para preservar o desgaste físico, Léo foi se firmando na equipe titular e hoje vive o melhor momento desde sua chegada ao clube.
Com partidas importantes e decisivas, o zagueiro vem dando uma resposta positiva e sendo o principal nome do sistema defensivo.
Léo Pereira em campo sob o comando de Dorival Júnior:
- 05 jogos (04 como titular)
- 70% duelos aéreos ganhos
- 31 cortes
- 08 desarmes
- 02 faltas
- Nenhum erro defensivo grave
- 100% de aproveitamento