Foto: Mourão Panda / América
Após péssimo início de Campeonato Brasileiro com cinco derrotas em seis rodadas, com direito a pior defesa e lanterninha, o América reencontrou o caminho das vitórias e trouxe “paz” para o técnico Vagner Mancini, que claramente estava incomodado com a situação do clube.
O treinador até optou por mudar drasticamente o time após a goleada sofrida por 4 a 0 para o Cruzeiro pela 6ª rodada do Brasileirão. E deu resultado com duas vitórias seguidas: sobre o Internacional por 2 a 0 na Copa do Brasil e o 2 a 1 no Fortaleza, já pelo Brasileiro.
“Nossa equipe vinha muito instável, e a gente tinha que ter um padrão renovado. Daqui para frente, óbvio que eles vão brigar em igualdade de condição por um vaga na equipe. Mas é importante que neste momento eu valorize aqueles que acabaram devolvendo a paz ao clube”, destacou o técnico Vagner Mancini.
O início nos pontos corridos foi alarmante e preocupante, já com o susto de eventualmente brigar a cada rodada para se manter na elite do futebol brasileiro, o que não aconteceu nas últimas duas temporadas, onde o Coelho obteve classificações para torneios internacionais.
O América vinha de apenas uma vitória em 10 jogos, sendo essa a goleada sobre o Nova Iguaço, pela Copa do Brasil, onde já tinha a classificação bem encaminhada depois do jogo de ida. Agora o cenário já é diferente, onde construiu um grande resultado sobre o Inter por 2 a 0 na ida, rumo as quartas de final, e saiu da lanterna no Brasileirão.
O próximo compromisso é pela Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, e uma derrota já determina a eliminação no torneio. Mas certamente o foco do momento passa a ser as competições nacionais, e principalmente nos pontos corridos. Após sete derrotas, o América tem uma vitória, um empate e cinco derrotas, atualmente na 19ª colocação, atrás de Cuiabá e Corinthians que abrem o Z-4.
Na sequência, o Coelho tem o líder Botafogo, o Inter em jogo de volta da Copa do Brasil e passa a ter um confronto direto contra o Corinthians na briga para deixar a zona do rebaixamento. A ver quais serão os próximos passos de Vagner Mancini que, no momento, está “em paz” (ou mais tranquilo, como preferir) após duas vitórias.