Foto: Ivan Storti/Santos FC
Com novo técnico e buscando um ano melhor que 2022, o Santos se prepara com muito foco e determinação para 2023. Odair Hellmann chega ao Peixe para fazer um trabalho consistente e diferente dos últimos treinados que passaram pela Vila Belmiro.
Após um ano com diversos fracassos, somando uma campanha ruim no Brasileirão, briga na parte de baixo do estadual e eliminações precoces nos mata-matas, o Santos terá o Paulistão para formar o time ideal, ganhar padrão de jogo e confiança para as principais competições de 2023.
Com uma reformulação no elenco, e as chegada de alguns bons reforços, Odair sabe a importância do estadual para o Peixe, ainda mais que a equipe da baixada brigou para não cair nas duas últimas edições, onde sequer avançou para o mata-mata.
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Com muitas mudanças no comando técnico nos últimos anos, o Santos não vem conseguindo fazer bons anos após chegar na final da Libertadores em 2020. Sem dinheiro para investir em grandes contratações e um peso para ter bons resultados, o estadual vem sendo uma pedra no sapato do Peixe nos últimos anos.
Além de não conseguir bons resultados, demitir técnicos e não dar sequência para o time e trabalho, o Santos vem brigando com equipes de divisões inferiores para não ser rebaixado, ao contrário dos seus rivais.
Somando as duas últimas edições, o Santos em 24 jogos, soma seis vitórias, oito empates e nove derrotas, além de 38 gols sofridos e apenas 28 feitos.
Na temporada passada, o Peixe somou apenas 14 pontos, tendo uma das piores campanhas da competição, sendo eliminado no Grupo D, ficando atrás de Red Bull Bragantino (20), e Santo André (15), na frente apenas da Ponte Preta (09), que foi rebaixada para Série A2.
Em 2021, os números foram ainda piores, a equipe da Vila somou um ponto a menos, em um grupo inferior, avançaram Mirassol com 18 pontos e Guarani com 14. O Peixe somou mais pontos apenas que o São Caetano (03), São Bento (09), e Botafogo-SP (12).
Foto: Ivan Storti/Santos FC
A equipe começa o estadual 2023 contra o Mirassol na Vila Belmiro, tendo o primeiro clássico apenas na 6ª rodada, no Allianz Parque contra o Palmeiras. Entrando na competição longe dos favoritos, o Santos tem como obrigação fazer uma campanha melhor que 2021 e 2022.
Voltar ao mata-mata para ter grandes enfrentamentos e testes é fundamental para o Peixe, a diretoria sabe que o Paulistão não irá definir o sucesso ou fracasso do clube na temporada, mas fazer um bom estadual é um bom início de trabalho para Odair e o elenco ganhar confiança para a sequência do ano.
Nesta edição o Peixe está no Grupo A, ao lado de Botafogo-SP, Inter de Limeira e Red Bull Bragantino.