Foto: Mourão Panda / América
O mais novo e velho lanterna do Brasileirão, o América conheceu a sua 19ª derrota em 30 rodadas no último sábado diante do Grêmio. A equipe está praticamente rebaixada com 19 pontos conquistados e com distância de 15 pontos do Santos, 1º time fora do Z-4.
Mas o que chama mesmo a atenção é o fato do América ser, em boa parte dos jogos, um time bem organizado, com belos gols de troca de passes, mas que não consegue manter um bom resultado em nenhuma ocasião.
Foi assim contra o Corinthians há duas rodadas, quando vencia até os 53 minutos do segundo tempo e acabou cedendo o empate. E também na última rodada contra o Grêmio, onde abre o placar logo aos três minutos de jogo, sofre a virada em 2 a 1, consegue virar para um 3 a 2, mas acaba perdendo por 4 a 3 em casa.
Foi simplesmente a 9ª derrota de virada do Coelho no campeonato. Ou seja, se são 19 reveses no Brasileirão, pelo menos na teoria nove poderiam ser evitadas se mantivesse o resultado ou até mesmo um empate.
Foto: Mourão Panda / América
Outro detalhe que chama atenção é que o América esteve na frente do placar em 17 (!) das 30 rodadas até o momento. No entanto, obteve somente quatro vitórias, sendo o time que menos venceu no Brasileirão.
Por tudo isso e mais um pouco, é quase impossível esperar uma reviravolta restando oito rodadas, ou seja, 24 pontos a disputar, precisando tirar pelo menos 15. Teria que tirar vencer boa parte dos seus jogos e ainda contar com muitos tropeços de Santos, Bahia, Corinthians e companhia.
Até o fim do campeonato, o Coelho terá confrontos contra Coritiba, Vasco, Goiás e Bahia, equipes que brigam contra o rebaixamento. Mas antes e no meio disso ainda tem Internacional, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras pelo caminho. Contra esses mesmso adversários, o América não venceu nenhum no primeiro turno, somando seis derrotas e dois empates.