Foto: Lucas Uebel-Grêmio
Faltam pouco mais de quatro semanas para Fluminense e Grêmio se enfrentarem nas oitavas de final da Libertadores 2024. No entanto, ambos os times vivem suas piores fases na temporada e como consequência estão nas últimas duas colocações na tabela do Brasileirão, lutando contra o rebaixamento.
O atual campeão da Libertadores, o Fluminense simplesmente perdeu todas as últimas cinco rodadas e já não vence há seis partidas. Marcão, inclusive, assumiu a equipe no último jogo contra o Vitória já que o técnico Fernando Diniz foi demitido depois da derrota no Fla-Flu.
VEJA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO FLUMINENSE PARA ENFRENTAR O GRÊMIO
Após 12 jogos, o Fluminense soma uma única vitória sobre o Vasco, ainda na 3ª rodada. Fora isso, sofreu oito derrotas (sendo o time que mais perdeu ao lado do próprio Vasco) e empatou três vezes, somando então seis pontos. A distância para sair da zona do rebaixamento é de quatro pontos.
A equipe não conta com Arias, convocado, e André, lesionado, enquanto Cano vive seu pior jejum com a camisa do Fluminense, sem marcar gol há 10 jogos. Recém-contratado, o zagueiro Thiago Silva poderá jogar somente a partir do dia 10 de julho, quando abre a janela de transferência.
Foto: Lucas Uebel-Grêmio
Em contrapartida, embora o Grêmio tenha um fator extracampo como a tragédia no Rio Grande do Sul, sem poder jogar na Arena, entre outras questões, desde que voltou a disputar o Brasileirão após duas semanas de paralisação, o Imortal perdeu cinco jogos e conseguiu apenas um ponto através do empate contra o Atlético-GO.
A diferença para o Fluminense, lanterna do Brasileirão, é que o Tricolor tem dois jogos a menos para disputar, diante de Criciuma (casa) e Atlético-MG (fora). Ou seja, pode conquistar mais seis pontos e eventualmente sair do Z-4.
Por exemplo, no atual cenário, se tivesse mais seis pontos na tabela, o Grêmio estaria na 13ª colocação com 13 pontos e não em penúltimo lugar com sete. Portanto, existe a oportunidade de conseguir ao menos sair da zona do rebaixamento.
CONFIRA O PROVÁVEL TIME DO GRÊMIO PARA ENFRENTAR O FLU
De qualquer forma, já são sete derrotas em 10 rodadas disputadas, com apenas duas vitórias e um empate. Antes da tragédia no Rio Grande do Sul, o Grêmio estava com duas vitórias (sobre Athletico-PR e Cuiabá) e duas derrotas (Vasco e Bahia).
Grêmio e Fluminense se enfrentam na tarde do próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Centenário, em Caxias do Sul. Será o primeiro jogo do Tricolor de volta ao Rio Grande do Sul, embora não seja em Porto Alegre. Antes, a equipe mandou jogos no Couto Pereira, como no último Gre-Nal.