Foto: Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo teve um péssimo fim de 2023 com a perda do título do Brasileirão que parecia mais próximo do que nunca e está longe de ter um início empolgante em 2024.
Os torcedores ainda estão bravos e insatisfeitos com alguns jogadores do elenco da última temporada. Os maiores alvos são os meio-campistas volante Marlon Freitas. Dos titulares, o goleiro Perri, o lateral-direito Di Plácido, a dupla de zaga Adryelson e Victor Cuesta já deixaram o clube.
Em contrapartida, o retorno de Jeffinho e a chegada de Luiz Henrique, ambos atacantes, renovam as esperanças do torcedor botafoguense. O último chegou sendo a maior contratação da história do futebol brasileiro junto ao Real Bétis.
O detalhe é que o recorte do momento é apenas a 5ª colocação na Taça Guanabara, com 11 pontos após sete jogos, atrás de Fluminense, Flamengo, Nova Iguaçu e Vasco, nesta ordem.
O Glorioso precisa ficar entre os quatro melhores colocados para então disputar as fases finais do Campeonato Carioca. Em 2023, a equipe terminou em 5º lugar, perdendo a vaga para o Volta Redonda.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
Restam ainda mais quatro rodadas a serem disputadas no estadual. O detalhe é que entre as duas próximas partidas, sendo a segunda o clássico contra o Vasco, no Nilton Santos, o Botafogo terá o primeiro desafio na 2ª fase da “pré-Libertadores”.
O adversário será conhecido apenas na próxima quarta-feira, quando Melgar e Aurora se enfrentam pelo jogo de volta. Este será o primeiro objetivo do clube a ser disputado, já que o ideal é avançar para a fase de grupos da Libertadores. Antes, em caso de classificação, ainda terá outro confronto eliminatório.
Será um trabalho e tanto para o técnico Tiago Nunes, que está no clube desde as rodadas finais do Brasileirão 2023. São duelos importantes na Libertadores e no estadual, onde ainda terá dois clássicos pela frente.
A equipe perdeu para o Flamengo no Maracanã por 1 a 0, sofrendo gol já nos minutos finais. Depois do jogo contra o Volta Redonda, tem o Vasco no fim de semana, em casa, e encerra a Taça Guanabara contra o Fluminense.