PARA ESQUECER
A temporada 2019 terminou de forma trágica para o Cruzeiro. Na última rodada, foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 0, em pleno Mineirão, e acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, algo inédito na história do clube. Em 38 rodadas disputadas na ocasião, foram apenas 7 vitórias, 15 empates e 16 derrotas.
A equipe Celeste ainda tinha chances de se livrar da segundona na 38° rodada, mas a derrota para o time Alviverde confirmou de vez o rebaixamento. Revoltados com a situação do time, os torcedores protestaram intensamente, chegando ao ponto de destruir vários pertences do estádio, o que resultou em mais um prejuízo para o time.
COPA DO BRASIL
Nada melhor do que uma Copa do Brasil para iniciar um projeto de reorganização de uma equipe, tendo em vista as altas premiações. Na primeira fase, a Raposa empatou com o São Raimundo-RR em 2 a 2, em um jogo bastante complicado. No entanto, por ter sido disputado fora de casa, conseguiu a classificação.
Na segunda fase também não faltou emoção e dificuldades. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, a vaga foi decidida nos pênaltis. Com a ajuda do goleiro Fábio, o Cruzeiro venceu por 5 a 4 e avançou na Copa. O jogo de ida da terceira fase já foi disputado e o time Mineiro foi derrotado pelo CRB por 2 a 0. Se quiser seguir em frente, precisa reverter o placar atuando fora de casa, quando o calendário do futebol for normalizado.
CAMPEONATO MINEIRO
Atual campeão das últimas duas edições do Estadual, o Cruzeiro tem um desafio ainda maior neste ano. Por estar na primeira divisão e em melhores condições financeiras, o Atlético-MG chega ainda mais forte para a disputa do título. Entretanto, por se tratar de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, pode haver uma surpresa. Por conta da pandemia, o Mineiro foi interrompido na 10° rodada, ainda na primeira fase. Até o momento, o clube Celeste se encontra na 5° colocação, com 14 pontos conquistados em 9 partidas.
VAI E VEM DO MERCADO
Por ter sido rebaixado, naturalmente a diretoria da Raposa não conseguiu segurar alguns atletas por ter que buscar uma menor folha salarial nesta temporada. Por outro lado, nos últimos meses o clube de Minas vem fazendo contratações para suprir as necessidades de alguns setores carentes. Confira os nomes que chegaram para reforçar o elenco em 2020: Marllon, Filipe Machado, Ramón, João Lucas, Everton Felipe, Jean, Roberson, Jhonata Robert, Iván Angulo e Marcelo Moreno, além do meio-campista Régis, oficialmente anunciado no dia 17 deste mês, como informamos no Joga10 News.
O QUE ESPERAR
Se é possível destacar um lado positivo da paralisação do futebol para os clubes, pode-se afirmar que está sendo um período em que as diretorias estão tendo a oportunidade de fazer um melhor planejamento para a sequência do ano, e com o Cruzeiro não está sendo diferente. Nesta temporada, a Raposa terá a oportunidade de voltar a disputar a elite do futebol nacional. Para que consiga o acesso, será necessário uma boa gestão e um elenco fechado, uma vez que a equipe de Enderson Moreira tem pela frente uma Série B recheada de times competitivos.