Foto: Divulgação/Coritiba
A espera acabou. Nesta terça-feira (13), o Coritiba oficialmente anunciou a contratação do técnico António Oliveira para a temporada 2023. Em resumo, o português chega para assumir o Coxa após a demissão de Guto Ferreira, na reta final do Campeonato Brasileiro.
Com uma bagagem extensa de clubes na bagagem, António Oliveira vem escrevendo sua história no futebol brasileiro. Sobretudo, o português, antes de assinar com o Coritiba, esteve sob o comando técnico do Cuiabá na temporada atual. Na direção do Dourado, o treinador acumulou 28 partidas, tendo conquistado sete vitórias, nove empates e 12 derrotas.
O português foi apresentado ao seu mais novo clube pelos dirigentes do Coritiba e não escondeu a alegria de poder defender mais uma equipe brasileira. António Oliveira assinou até o final de 2023 com o alviverde parananese.
– “Estou muito feliz pelo convite e pela oportunidade de comandar uma das maiores equipes do futebol brasileiro. Agora é tempo de planejar, avaliar e trabalhar para podermos todos juntos cumprir os objetivos do Coritiba”, disse o treinador.
CARREIRA DE ANTÓNIO OLIVEIRA
A princípio, a história de António Oliveira no futebol começa desde a sua infância. Sobretudo, o comandante é filho de um dos maiores ídolos do Benfica, Toni. Com a paixão vinda de berço, o novo técnico do Coritiba começou a dar seus primeiros passos dentro de campo atuando como meio-campista no clube português.
Posteriormente, aos 23 anos, começou a estudar para a carreira de treinador. Em resumo, António Oliveira foi auxiliar de seu pai no Tractor Club, um dos maiores times do Irã, onde foram campeões da Taça Iraniana, em 2014. Ademais, Oliveira passou por clubes da Eslovênia e Kuwait antes de chegar ao Brasil.
Em 2020, Oliveira foi auxiliar técnico de Jesualdo Ferreira no Santos e, no mesmo ano, chegou ao Athletico Paranaense, onde foi efetivado como treinador da equipe. Em 2022, o treinador comandou o Benfica B durante 18 jogos e retornou ao Brasil sendo contratado pelo Cuiabá.