Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
Ídolo do Corinthians, Paulinho tem tudo para dar certo em seu retorno ao clube. Atuando ao lado de Willian, Renato Augusto, Roger Guedes, Fagner e companhia, o meio-campista enfim “estreou” pelo Timão em 2022, pela primeira vez como titular e logo de cara o camisa 15 fez a diferença.
Após susto no início da partida contra o Ituano, sofrendo dois gols, tendo um anulado, o Corinthians começou a reagir após Paulinho ser derrubado pelo goleiro dentro da área, ainda no primeiro tempo. Fábio Santos converteu a cobrança. E quando a partida estava em 2 a 2, já na segunda tempo, aconteceu um déjà vu por parte do Fiel torcedor.
Uma cena semelhante ao que foi diante do Vasco, na Libertadores, ainda em 2012. Paulinho marca o gol decisivo e sai tirando a camisa para celebrar o momento de êxtase. Esse feito aconteceu em 23 de maio daquele ano. Então após quase 10 anos, a cena voltou a se repetir, dando mais esperanças para o torcedor corintiano, que quer voltar a celebrar um título de expressão.
Esse tento anotado contra o Vasco foi um dos últimos de Paulinho pelo Corinthians, em sua primeira passagem. Antes de ser vendido para o Tottenham, da Inglaterra, ele balançou as redes em outras 13 oportunidades. O último foi em 25 de maio de 2013 contra o Botafogo, um ano e dois dias após aquele marcante gol na Libertadores, no Pacaembu.
Portanto, em seu retorno, Paulinho voltou a marcar um gol pelo Timão quase 10 anos depois desde o seu jogo de despedida, no empate em 1 a 1 contra o Botafogo, também no Pacaembu. E apesar de ter sido contra o Ituano, no Campeonato Paulista, foi com a mesma emoção, até por ter sido um gol decisivo, onde muitos torcedores aguardavam por esse momento, e que pode marcar o início de uma “nova era” de títulos.
Paulinho não disputava uma partida oficial desde setembro de 2020, quando deixou o Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita, no momento em que foi anunciado de volta ao Corinthians, para muitos a principal contratação do futebol brasileiro… Desde então, retomando a questão física e se readaptando ao futebol brasileiro, em seu primeiro jogo como titular, o camisa 15 voltou a ser decisivo com o manto alvinegro, sofrendo pênalti e marcando o gol da virada – podendo marcar a “virada” de chave em uma nova escrita pelo Timão.
Com mais uma partida, ele chegou a um total de 162 jogos com o manto do Timão, tendo marcando 35 gols, e conquistados títulos expressivos, inéditos como Libertadores e Mundial, em 2012, além de um Campeonato Brasileiro.
Por consequência de seu desempenho em campo, Paulinho foi eleito o melhor em campo, com um gol marcado, um pênalti sofrido, 96% de acerto nos passes, com três finalizações e quatro de seis duelos vencidos.
Foto: Divulgação/Corinthians
Em 2022, o Corinthians conquistou duas vitórias (ambas fora de casa), em quatro partidas disputadas – empatou com a Ferroviária e perdeu para o Santos, de virada, em casa, jogo que resultado na demissão do técnico Sylvinho.
Próximo compromisso do Timão será já nessa quinta-feira (10), diante do Mirassol, na Neo Química Arena. O Corinthians lidera o Grupo A, com sete pontos, e o Mirassol é 2º colocado no Grupo C, com oito