Foto: Rodrigo Coca-Corinthians
Depois de um resultado heroico ao empatar com o rival Palmeiras em 2 a 2 na última semana, com dois jogadores a menos, o Corinthians perdeu em casa para a Ponte Preta, por 1 a 0, e a situação ficou ainda pior no Grupo C do Paulistão.
Após 10 rodadas, o Timão segue na lanterna com apenas 10 pontos conquistados, quatro atrás de Mirassol e Inter de Limeira. Uma simples vitória de qualquer um dos dois times já elimina a equipe alvinegra na primeira fase do estadual.
A Inter tem um jogo a menos a cumprir, que será disputado contra o São Paulo na próxima quarta-feira, no Mané Garrincha, em Brasília. Depois, recebe o Ituano em casa e fecha a 1ª fase contra o Santos na Vila Belmiro.
Por outro lado, o Mirassol enfrenta a Portuguesa, fora de casa, e fecha a 12ª rodada contra o São Bernardo, em casa. Enquanto o Corinthians enfrenta o Santo André, pior time na classificação geral, e o Água Santa, na última rodada. O RB Bragantino é líder do Grupo com 18 pontos.
Restando apenas mais seis pontos a serem disputados, Mirassol e Inter de Limeira podem ir a 17 na tabela com uma simples vitória, pontuação essa que o Corinthians não pode chegar, nem mesmo com duas vitórias, pois chegaria apenas a 16, vencendo os últimos dois compromissos.
Foi a primeira derrota do técnico António Oliveira no comando do Corinthians. Ele vinha de três vitórias e um empate. Contudo, o revés veio no momento mais complicado e inesperado pelo Timão, que parecia embalado. Agora, a classificação ficou ainda mais distante, embora seja matematicamente possível.
Em caso de eliminação, o Paulistão terá pelo menos quatro anos consecutivos em que um grande cai na fase de grupos. Isso porque o Santos ficou na 1ª fase nas últimas três temporadas. Contudo, em 2024, o Peixão foi o primeiro a se classificar e segue com a melhor campanha do estadual.