Foto: Divulgação/Ceará
A temporada do Ceará vem sendo uma das mais eletrizantes dos últimos anos. Apesar de ter perdido os títulos do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste, o Vozão segue firme na Sul-Americana. Com 100% de aproveitamento, na competição continental, o alvinegro contabilizou 22 gols marcados e apenas dois sofridos no torneio.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
É válido destacar que boa parte dos triunfos do Vovô devem ser creditados a três jogadores: Stiven Mendoza, Vina e Cléber. Totalizando 31 gols assinados, o trio é responsável por anotar mais da metade dos gols feitos pelo clube nordestino no ano. Ademais, acompanhe o retrospecto dos jogadores na temporada.
STIVEN MENDOZA
Artilheiro do Ceará na temporada, Stiven Mendoza vem caindo cada vez mais nas graças do torcedores alvinegros. Em 32 partidas disputadas no ano, o colombiano marcou 16 gols, o que corresponde a uma bola no fundo das redes a cada dois jogos. De modo geral, o atacante esteve presente em jogos pela Série A, Copa do Brasil, Sul-Americana, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense.
Seu maior destaque vem sendo no Brasileirão, onde anotou sete gols em 11 confrontos. As vítimas foram: Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Coritiba, América-MG (x2) e Goiás. Pela Copa do Nordeste, o jogador de 30 anos marcou contra Fortaleza e Globo FC. Por conseguinte, no estadual, o único clube vitimado foi o Iguatu. Na Copa do Brasil, Mendoza marcou contra o São Raimundo-RR.
Por fim, na competição continental, Stiven Mendoza estufou as redes adversárias do Independiente (x2), Deportivo La Guaira e General Cabellero (x2).
- Fortaleza 1 x 1 Ceará – 1 gol (Copa do Nordeste)
- Ceará 5 x 0 Globo FC – 1 gol (Copa do Nordeste)
- Ceará 2 x 1 Iguatu – 1 gol (Estadual)
- São Raimundo 0 x 3 Ceará – 1 gol (Copa do Brasil)
- Ceará 2 x 1 Independiente – 1 gol (Sul-Americana)
- Palmeiras 2 x 3 Ceará – 1 gol (Série A)
- Ceará 3 x 0 Deortivo La Guaira – 1 gol (Sul-Americana)
- Ceará 2 x 2 Flamengo – 1 gol (Série A)
- Ceará 6 x 0 General Caballero – 2 gols (Sul-Americana)
- Independiente 0 x 2 Ceará – 1 gol (Sul-Americana)
- São Paulo 2 x 2 Ceará – 1 gol (Série A)
- Ceará 1 x 1 Coritiba – 1 gol (Série A)
- América-MG 0 x 2 Ceará – 2 gols (Série A)
- Goiás 1 x 1 Ceará – 1 gol (Série A)
VINA
Por sua vez, o vice-artilheiro do Ceará, Vina, esteve presente nos mesmos 32 jogos, mas marcou apenas oito gols. Ao contrário de Mendonza, o camisa 29 do Vovô não carimbou pelo Campeonato Cearense e Brasileirão, mas fez questão de deixar sua contribuição nas demais competições. A princípio, pela Copa Sul-Americana, o meia escolheu como vítima o Deportivo La Guaira, clube este que sofreu dois gols do atleta.
Em continuidade, na Copa do Nordeste, Vina marcou dois gols diante do Globo FC e outro contra o CSA. Por fim, na Copa do Brasil, o meia balançou as redes do Tuna Luso e Tombense (x2).
- Ceará 5 x 2 Globo FC – 2 gols (Estadual)
- Ceará 2 x 0 CSA – 1 gol (Copa do Nordeste)
- Ceará 2 x 0 Tuna Luso – 1 gol (Copa do Brasil)
- Deportivo La Guaira 0 x 2 Ceará – 1 gol (Sul-Americana)
- Tombense 0 x 2 Ceará – 2 gols (Copa do Brasil)
- Ceará 3 x 0 Deportivo La Guaira – 1 gol (Sul-Americana)
CLÉBER
O terceiro artilheiro do ano, Cléber, anotou sete gols em 27 jogos disputados. Nesse ínterim, o atacante balançou as redes em todas as competições, com exceção do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, pela Copa do Brasil deixou um tento contra o São Raimundo e outro diante do Tuna Luso. Por conseguinte, na Copa do Nordeste, o camisa 89 do Vozão marcou apenas um tento, quando enfrentou o Campinense.
Já na Sul-Americana, Cléber fez dois gols na vitória do Ceará sobre o General Caballero por 6 a 0. Ademais, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante vitimou São Paulo e Fortaleza com um gol marcado em cada partida.
- São Raimundo 0 x 3 Ceará – 1 gol (Copa do Brasil)
- Ceará 2 x 0 Tuna Luso – 1 gol (Copa do Brasil)
- Campinense 0 x 1 Ceará – 1 gol (Copa do Nordeste)
- Ceará 6 x 0 General Caballero – 2 gols (Sul-Americana)
- São Paulo 2 x 2 Ceará – 1 gol (Série A)
- Fortaleza 0 x 1 Ceará – 1 gol (Série A)
ARTILHEIROS NA TEMPORADA
- 1º Lugar: Stiven Mendoza – 16 gols
- 2º Lugar: Vina – 8 gols
- 3º Lugar: Cléber – 7 gols
- 4º Lugar: Lima – 5 gols
- 5º Lugar: Victor Luís e Zé Roberto – 4 gols
- 6º Lugar: Erick – 3 gols
- 7º Lugar: Nino Paraíba – 2 gols
- 8º Lugar: Messias, Richardson, Rodrigo Lindoso, Lucas Ribeiro, Kelvyn e Wescley – 1 gol
Dessa forma, dos 60 gols marcados em favor do Vovô na temporada, 56 foram de responsabilidade de jogadores alvinegros. Entretanto, é válido destacar que quatro gols foram creditados na conta do Ceará com a ajuda dos oponentes, ou seja, contra. Assim, Lídio Chacon (Atlético-BA), João Vitor (São Raimundo), Leandro Benega (Independiente) e Jorge (Palmeiras) ajudaram nas façanhas do time comandado por Marquinhos Santos.