Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC
Classificado à fase de grupos da Libertadores de forma direta, presente nas fases finais dos campeonatos regionais do nordeste, tal qual a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense, o Fortaleza iniciou a temporada de 2022 com um dos melhores retrospectos de sua história.
Dessa forma, tendo terminado o Brasileirão em 4º lugar, a equipe de Vojvoda entra para esta 1ª rodada do Campeonato Nacional com altas expectativas, dispondo alguns jogadores na lista de diversos Cartoleiros preocupados com os índices de valorização de seus times, em uma das mais conhecidas estratégias de início do Cartola que conhecemos.
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC
Por esta razão, jogadores como Pikachu, Benevenuto e Renato Kayzer são estudados de perto e, em diversos casos, colocados nas escalações dos Cartoleiros. Entretanto, o time Tricolor exibe mais do que esses 3 jogadores com capacidade de pontuar, assim como fazer suas cartoletas valorizarem.
Na linha defensiva do Fortaleza, o goleiro Max Walef apresenta um dos menores preços e uma expectativa altíssima de valorização, assim como os zagueiros Tinga e Titi. À frente, os atacantes Moisés e Kayzer foram lançados ao mercados com valores muito parecidos, C$5 e C$6, respectivamente.
Acima dos valores que os jogadores citados apresentam, o meio-campista Pikachu custa um total de C$10 e, apesar do valor, é um dos melhores atletas do time e ótima peça para um time na rodada inicial, assumindo a responsabilidade de diversas oportunidades de bola parada, fator importantíssimo para acumular pontos e valorizar no fantasy game do Cartola.
Como de costume e conhecido pelos Cartoleiros de longa data, o sistema de valorização do mercado do Cartola funciona com um valor mutável que, quando multiplicado ao valor de mercado dos jogadores, aponta para a pontuação mínima que cada atleta requer para manter os índices de valorização em alta.
Sem a certeza do primeiro valor, a pontuação mínima desta 1ª rodada pode ser feita com valores estabelecidos a partir das últimas temporadas do Campeonato Brasileiro no Cartola, que podem variar entre 0.38 a 0.45.
Confira 7 opções de escalação do Fortaleza, para a 1ª rodada no Cartola:
Max Walef: custa C$2; 0,72 pontos para valorizar
Tinga: custa C$6; 2,1 pontos para valorizar
Titi: custa C$6; 2,1 pontos para valorizar
Benevenuto: custa C$8; 2,8 pontos para valorizar
Pikachu: custa C$10; 3,6 pontos para valorizar
Renato Kayzer: custa C$6; 2,1 pontos para valorizar
Moisés: custa C$5; 1,8 pontos para valorizar
Todas as pontuações são calculadas com base na multiplicação do valor de cada atleta com a variação entre 0.38 e 0.45.