Foto: Pedro Souza/Atlético
Neste domingo (17), Botafogo e Atlético-MG voltam a se encontrar pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o Galo tenta se firmar no G-4 da competição, o Glorioso busca se aproximar do G-6. Ademais, acompanhe o retrospecto geral do confronto entre os times alvinegros.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
HISTÓRICO GERAL
A princípio, Botafogo e Atlético-MG protagonizaram 78 partidas nas mais diversas competições. Em resumo, as equipes se encontraram pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Copa Conmebol, Taça Brasil, Torneio Robertão e Torneiro Heleno Nunes. Como um bom conflito requer, há sempre um time que se impõe diante do adversário e nesse caso o Glorioso foi melhor. Assim, o plantei comandado por Luís Castro venceu 33 partidas, perdeu 25 jogos e outros 20 duelos acabaram com o empate prevalecendo.
Devido ao grande desempenho dos clubes dentro das quatro linhas, os torcedores presentes nos confrontos não saíram do estádio sem festa. Isso ocorreu devido aos 233 gols marcados nos 78 jogos realizados entre os alvinegros. Contudo, o Glorioso se garantiu mais uma vez e fez a festa dos botafoguenses ao anotar 125 gols e sofrer 108.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Analisando apenas os jogos executados no Campeonato Brasileiro, a vantagem do time carioca cai um pouco. Em síntese, dos 54 confrontos da Série A, o Botafogo triunfou em 21 partidas, o Atlético-MG venceu 19 e 18 conflitos acabaram sem um ganhador decretado. Por conseguinte, o Galo anotou 79 tentos e sofreu 82 gols.
Em termos de melhor campanha, o melhor duelo do Botafogo diante do Atlético-MG ocorreu na Série A de 1995. Na ocasião, jogando como mandante, o alvinegro carioca aplicou uma goleada de 5 a 0 em cima dos mineiros. Por outro lado, em 2011, foi a vez do time de Mohamed dar o troca. Também com o mando de campo a seu favor, o Galo derrotou o adversário por 4 a 0.
BOTAFOGO COMO MANDANTE
Jogar com o mando de campo a favor é sempre um ponto considerável no destino do jogo. Desse modo, dos 39 confrontos realizados no Rio de Janeiro, o Glorioso detém uma aproveitamento de 62%. Em resumo, foram 24 partidas vencidas pelo Botafogo, seis triunfos do Atlético-MG e nove conflitos acabaram com o empate prevalecendo.
Nesse mesmo segmento, o alvinegro carioca não deixou a desejar em relação aos gols marcados quando jogou no Estádio Nilton Santos. Sobretudo, foram 75 bolas estufadas nas redes do Galo, enquanto o clube da Estrela Solitária sofreu apenas 44 gols.
ÚLTIMOS CINCO JOGOS
- Atlético-MG 2 x 1 Botafogo – Série A 2020
- Botafogo 2 x 1 Atlético-MG – Série A 2020
- Atlético-MG 2 x 0 Botafogo – Série A 2019
- Botafogo 2 x 1 Atlético-MG – Série A 2019
- Atlético-MG 2 x 0 Botafogo – Sul-Americana 2019
PRÓXIMO JOGO
Ocupando a 10ª colocação do Campeonato Brasileiro com 21 pontos, o Botafogo recebe o Atlético-MG, 4º posicionado com 28, neste domingo (17). Sobretudo, em jogo válido pela 17ª rodada, o Estádio Nilton Santos protagonizará o duelo dos alvinegros às 18h (Horário de Brasília).