Foto: Vítor Silva / BFR
A temporada 2022 não começou com o pé direito para o Botafogo. Em um mês de Campeonato Carioca, o Glorioso já soma quatro jogadores lesionados com precisão de cirurgia. Sobretudo, na tarde desta segunda-feira (14), o clube carioca diagnosticou lesão multiligamentar gravíssima do meia-atacante Vitinho. Em comunicado, o Alvinegro informou a necessidade de cirurgia e com isso, o jogador se junta a Rafael, Carlinhos e Vinícius Lopes como desfalques nos próximos meses.
VITINHO
Em partida válida pela 5ª rodada do Cariocão, Vitinho se machucou na reta final do duelo contra o Fluminense. Em lance forte, o jogador acabou por torcer o joelho direito ao tentar roubar a bola do adversário. Posteriormente, após exames, o clube informou a urgência de cirurgia, tendo em vista a ruptura multiligamentar e meniscal lateral e medial do meio-campista. Em síntese, o prazo estimado de recuperação de Vitinho é de um ano, fazendo com que o jogador fique de fora de toda a temporada atual.
O jogador, que foi destaque no sub-20 do Glorioso, foi promovido esse ano à equipe profissional. Após não ser inscrito para o Campeonato Carioca por ser emprestado pelo Resende, Vitinho foi comprado em definitivo pelo Botafogo e fez sua estreia com a camisa alvinegra na competição. Entretanto, o destino não foi tão generoso com o atleta. Após bons desempenhos no Cariocão, o meio-campista se despede dos duelos que o Botafogo enfrentará durante o ano e só retornará aos gramados em 2023.
CARLINHOS
Um dos jogadores do Botafogo na conquista do título da Série B, Carlinhos, também estará fora dos gramados nos próximos meses. Em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Carioca, o lateral-esquerdo precisou ser substituído após sentir fortes dores no joelho esquerdo. Posteriormente, o departamento médico do Glorioso informou a detecção de lesão no ligamento cruzado anterior e no menisco. Por se tratar de ruptura no ligamento, o prazo estipulado para o retorno das atividades é de seis a nove meses.
Contudo, as notícias para o torcedor botafoguense só pioram. Carlinhos tem vínculo com o Botafogo somente até o fim do Campeonato Carioca. Dessa forma, o atleta, muito possivelmente, não mais vestirá a camisa alvinegra. Em síntese, na temporada atual, o jogador marcou o primeiro gol da equipe no Cariocão e participou como titular em três jogos.
RAFAEL
Torcedor roxo do Botafogo, Rafael chegou ao clube do coração em setembro de 2021 com grandes expectativas. O herdeiro da camisa 7 não recebeu muitas oportunidades na temporada passada tendo em vista o processo de adaptação física. Por outro lado, as expectativas para a imersão do jogador na temporada atual eram elevadas. Contudo, logo na 1ª rodada do Campeonato Carioca, contra o Boa Vista, o lateral-direito se lesionou. Posteriormente, foi detectada a ruptura total do tendão da perna esquerda, com prazo mínimo de recuperação de seis meses.
A tendência era que o atleta assumisse a titularidade do lado direito, porém, a torcida do Fogão não conseguirá ver o defensor da emblemática camisa 7 no primeiro semestre deste ano. Apesar das más notícias, os alvinegros poderão ter a chance de ver o jogador alavancar. Em suma, Rafael tem vínculo com o Botafogo por três temporadas.
VINÍCIUS LOPES
Se engana quem pensa que a maré de azar começou no Campeonato Carioca. De antemão, o Alvinegro contratou dois novos reforços, o Zagueiro Willian Klaus, ex-Ceará e o atacante Vinícius Lopes, ex-Goiás. Todavia, nem sequer chegaram a entrar em campo. Klaus, sofreu uma lesão na posterior da coxa esquerda, mas não foi necessário fazer cirurgia. Contudo, Lopes não teve a mesma sorte.
Durante os treinos em General Severiano para o Cariocão, o atacante acabou por fraturar o quinto metatarso do pé esquerdo. O departamento médico do Botafogo não chegou a estipular um prazo para o retorno do jogador, mas afirmou que a cirurgia foi bem sucedida. Em síntese, o atacante assinou com o time carioca por três temporadas e o esperado é que retorne ainda aos gramados nesta temporada.