Foto: Divulgação/Botafogo
Mais uma vez na temporada 2022, o Botafogo vive um momento delicado, disputando apenas o Campeonato Brasileiro, e com um alto investimento, a expectativa do clube e dos torcedores eram brigar por uma vaga no G-6 para disputar a próxima Libertadores da América, porém a situação é totalmente diferente, e o Glorioso vive de oscilações na temporada, e hoje brigando na parte de baixo da tabela de classificação.
Em uma sequência negativa, a equipe ocupa a 14ª posição do Brasileirão, tendo 27 pontos em 24 rodadas, somando sete vitórias, sies empates e 11 derrotas, tendo 22 gols marcados e 29 sofridos. A queda de rendimento ficou ainda maior no returno, o Fogão sequer venceu em cinco partidas, e soma números para brigar por rebaixamento.
Foto: Divulgação/Botafogo
Na temporada, o Glorioso tem mais derrotas que vitórias em 41 jogos, no total são 16 triunfos, oito empates e 18 derrotas, a equipe até fez um bom começo de Campeonato Brasileiro, figurando na primeira página da tabela de classificação, mas o rendimento que tinha a tendência de melhorar, caiu. Sem vencer há cinco jogos, o time carioca despencou e tem apenas dois pontos de vantagem para o primeiro dentro da zona de rebaixamento, que hoje é o Cuiabá.
Com muitos reforços, o técnico Luís Castro mesmo no meio da temporada, busca encontrar o time ideal, seja com as contratações ou com jovens da base. Nesta sequência sem vencer, são duas derrotas, para Flamengo e Corinthians, e três empates, contra Juventude, Atlético-GO e Ceará. A sequência de jogos da equipe é contra times que estão em ascensão na competição, que saíram da parte de baixo para brigar por vaga em competição continental.
Pela frente, o Fogão enfrenta Fortaleza (F), América-MG e Coritiba (C), e Goiás (F), depois de enfrentar equipes que brigam pelo mesmo objetivo, o Glorioso tem nada mais nada menos, que o líder, Palmeiras. Outra preocupação para o treinador e o elenco, é o desempenho dentro do Nilton Santos, o Fogão tem apenas o 18ª aproveitamento jogando como mandante, sendo superior apenas ao Ceará e Juventude.
Dos 27 pontos conquistados, apenas 12 foram diante da sua torcida, somar pontos e reencontrar o caminho das vitórias é fundamental nas próximas partidas. Com um grande investimento, brigar por rebaixamento não estava nos planos da diretoria do clube, indo para a reta final do Brasileirão, o principal objetivo, cavar uma vaga em competições continentais está longe, hoje a realidade do Fogão é ficar longe da zona do perigo.
Botafogo entre os 20 times do Brasileirão no 2º turno:
- 1º em menos vitórias (0)
- 15º em pontos conquistados (03)
- 15º em chutes para marcar um gol (17.7)
- 16º em grandes chances (05)
- 17º em gols marcados (03)
- 17º em chances claras convertidas (20%)