Ainda sonhando com a possibilidade de um título em 2024, o Bahia precisa vencer o Flamengo, no Maracanã, para avançar na Copa do Brasil. No jogo de ida, o Esquadrão de Aço foi superado por 1 a 0 com gol de Bruno Henrique.
A classificação seria épica, já que o Bahia terá de quebrar alguns tabus diante do Flamengo para conseguir tal feito. O primeiro é o histórico de Rogério Ceni diante do clube carioca. Em 13 jogos como técnico, Ceni nunca sequer empatou uma partida contra os rubro-negros.
VEJA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DE FLAMENGO X BAHIA
O treinador acumula 13 derrotas em 13 partidas diante do Flamengo. São seis reveses sob o comando do São Paulo, três já pelo Bahia, outros três no Fortaleza e um à frente do Cruzeiro. Nesse período, os times de Ceni sofreram 27 gols (média de 2.07 por jogo) e marcou apenas seis vezes.
Foto: Rafael Rodrigues-Bahia
O Bahia, por outro lado, simplesmente perdeu todos os últimos nove confrontos diretos contra o Flamengo. O último triunfo contra os rubro-negros foi ainda no 1º turno do Brasileirão de 2019, quando venceu por 3 a 0, com hat-trick de Gilberto, um dos primeiros jogos da ‘Era Jorge Jesus’ no Fla.
Se o último triunfo do Bahia diante do Flamengo foi ainda em 2019, o último fora de casa, ou seja, no Rio de Janeiro (como será neste jogo de volta pela Copa do Brasil) faz ainda mais tempo.
Última vez que o Bahia venceu o Fla no RJ foi ainda em 2011. Na ocasião, Titi, Dodô e Souza marcaram na vitória por 3 a 1, com Renato Abreu descontando para os anfitriões – o jogo foi realizado no até então Engenhão, hoje Nilton Santos, estádio do Botafogo.
De lá para cá já são 10 jogos de invencibilidade como mandante do Flamengo diante do Bahia, com oito vitórias e dois empates. Detalhe é que o Fla venceu todos os últimos sete confrontos diretos desde 2017.
Sendo assim, será um desafio e tanto para o Bahia avançar às semifinais da Copa do Brasil diante do Flamengo. Quem obter a classificação, encara o vencedor de Juventude ou Corinthians. O time gaúcho abriu vantagem de 2 a 1 na ida e o jogo de volta será na Neo Química Arena.