Foto: Rafael Rodrigues-Bahia
O confronto entre Cruzeiro x Bahia será direto na briga por uma vaga no G6 do Brasileirão. Em meio as oscilações de ambos os lados, somente dois pontos separam as equipes na tabela, com o Esquadrão de Aço em vantagem.
Mandante no confronto, o Cruzeiro vem de quatro rodadas sem vencer, sendo duas delas já sob o comando do técnico Fernando Diniz, com empate diante do Vasco, em casa, e derrota para o Fluminense, fora.
Já o Bahia vem de três derrotas e duas vitórias nos últimos cinco jogos disputados. E segue sem conseguir engrenar sob o comando do técnico Rogério Ceni, criticado depois da atuação da equipe no último revés para o Flamengo.
CONFIRA AS PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DO BRASILEIRÃO
Ainda assim, o Tricolor tem 45 pontos, dois a mais que o Cruzeiro, 8º colocado com 43. Uma vitória fora de casa poderia recolocar a equipe entre os seis melhores do Brasileirão. No entanto, para isso, teria que melhorar seu desempenho fora de casa, além de ter de quebrar um tabu no Mineirão.
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Como visitante, o Bahia está entre os 10 piores no Brasileirão. São sete derrotas em 14 jogos, ou seja, perdeu 50% dos jogos longe de seus domínios, além de quatro empates e apenas três triunfos.
Nas últimas cinco rodadas fora de casa são três derrotas, um empate (contra o lanterna Atlético-GO) e uma única vitória, sobre o Grêmio. No último jogo como visitante, o Esquadrão foi goleado por 4 a 1 para o Fortaleza.
Fora isso, o retrospecto fora de casa contra o Cruzeiro é péssimo: apenas duas vitórias em 31 partidas. No século 21, venceu o time mineiro em Belo Horizonte somente uma vez em 12 jogos. O último triunfo no Mineirão foi ainda em 2013, na 37ª rodada, com gols de Marquinhos Gabriel e Anderson Talisca.
Desde então, o Cruzeiro acumula quatro vitórias e dois empates como mandante diante do Bahia. No Brasileirão de 2023, venceu por 3 a 0, com gols de Kanu, contra, Marlon e Bruno Rodrigues.
Cruzeiro e Bahia se enfrentam na noite desta próxima sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. Próximo jogo do Cabuloso será pela semifinal da Sul-Americana diante do Lanús, também em casa. Já o Esquadrão de Aço volta a campo no dia 28, diante do Bahia, em São Januário.