Foto: Divulgação / Avaí
Após retornar à elite do futebol brasileiro com a conquista do 4º lugar da Série B 2021, o Avaí vem deixando a desejar na temporada atual. Em resumo, o Leão da Ilha aparece na 10ª colocação do Campeonato Catarinense com apenas nove pontos dos 30 disputados. Deste modo, o time azulino possui o pior desempenho quando comparado às últimas cinco edições do estadual.
Apesar de ter pego o elevador para a Série A, o Avaí acabou externando a fragilidade de seu plantel. Com um aproveitamento de 56,14% na segunda divisão, o time catarinense não vem sabendo equilibrar o rendimento apresentado na temporada passada. Em suma, o Leão, até o momento, detém 30% de qualificação em duelos pelo estadual.
Com dez jogos disputados até o momento, o Avaí conseguiu vencer apenas dois confrontos, perdeu cinco e empatou três. Assim, o time azulino terá uma nova oportunidade de não ser rebaixado no Campeonato Catarinense. Em síntese, o time comandado por Eduardo Barroca entrará em campo no próximo sábado (50, às 16h (Horário de Brasília). Na ocasião, o Leão duelará contra o Hercílio Luz, 2º colocado da competição com 21 pontos, na Ressacada.
ESTADUAIS DE 2017 E 2018
O Campeonato Catarinense de 2017 foi bastante intenso para o Avaí, mas contou com algumas surpresas no final do caminho. Em resumo, o desempenho da equipe azulina fez com que terminasse a primeira fase ocupando a 1ª posição com 21 pontos somados, sendo seis vitórias, três empates e nenhuma derrota. Entretanto, o título foi decidido em dois jogos com mando de campo distintos. A Chapecoense venceu o primeiro jogo no Estádio da Ressacada por 1×0. Por conseguinte, o Avaí devolveu o placar na Arena Condá.
O regulamento previa que, em caso de empate, o campeão seria aquele que tivesse a melhor campanhas nos dois primeiros turnos. Assim, a Chapecoense faturou a título de campeão estadual. Apesar do resultado ter sido amargo, o Avaí conseguiu carimbar vaga para a Copa do Brasil de 2018.
Em 2018 o Avaí acabou tropeçando no estadual. Com sete vitórias, seis empates e seis derrotas anotados, o Leão acabou ficando de fora do mata-mata. Em síntese, com apenas 24 pontos adquiridos dos 54 possíveis, a equipe deu adeus à competição na 6ª colocação com 22 gols marcados e 21 sofridos. Neste ano, o Figueirense faturou a taça, enquanto a Chapecoense ficou com o vice-campeonato.
ESTADUAIS DE 2019, 2020 E 2021
No ano de 2019 o Avaí conseguiu seu maior coeficiente de aproveitamento. Com doze vitórias, três empates e três derrotas, o Leão atingiu a marca de 39 pontos. Nesse ínterim, o plantel azulino duelou novamente com o time de Chapecó. Todavia, quem se deu melhor foi o Time da Raça. Após empate em 1×1 no tempo normal, o Avaí conseguiu vencer a Chapecoense por 4×2 nos pênaltis e se consagrou campeão com 34 gols feitos e sete sofridos.
Após ocupar o primeiro lugar com 17 pontos na fase de grupos, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, o Avaí encontrou novamente a Chapecoense em 2020 e mais uma vez foi derrotado. Em síntese, o Leão acabou caindo nas quartas de finais para o Furacão do Oeste.
Após passar por um processo de altos e baixos, o Avaí, em 2021, conseguiu novamente erguer a taça. Assumindo o 3º lugar, com 21 pontos, o Leão encontrou pelo caminho novamente a Chape e o resultado foi favorável. Após vencer o primeiro jogo por 2×1, os azulinos empataram no jogo da volta por 1×1 e conquistaram o Campeonato Catarinense daquele ano.