Foto: Alexandre Vidal/CRF
Quatro clubes brasileiros foram a campo pela Libertadores na noite dessa terça-feira e todos venceram. Santos e Atlético Mineiro golearam nos jogos do primeiro horário, enquanto Flamengo e Palmeiras, ambos fora de casa, venceram seus respectivos adversários e se mantiveram 100% na competição após três rodadas.
O Atlético Mineiro goleou o Cerro Porteño por 4 a 0, no Mineirão, com direito a outros dois gols do atacante Hulk. Foi o camisa 7 que marcou os dois primeiros gols na goleada diante o time paraguaio. Savarino e Vargas complementaram e fecharam o placar. Com novo triunfo, o Galo disparou na liderança do Grupo H, de certa forma com uma boa folga, com sete pontos, três à frente do Cerro. Deportivo Lara (em 3º lugar com 2 pontos) e América de Cali (4º colocado sem pontuar) ainda se enfrentam na rodada.
O Santos, por outro lado, voltou a vencer depois de cinco jogos. A equipe alvinegra simplesmente não tomou conhecimento do The Strongest, da Bolívia, e aplicou uma goleada maiúscula por 5 a 0, na Vila Belmiro. O placar foi inaugurado logo com um minuto de jogo com Marinho, eleito o melhor jogador da última edição de Libertadores. Desde então, os meninos da vila brilharam. Gabriel Pirani e Vinicius Balieiro marcaram ainda no primeiro tempo, enquanto na segunda etapa Lucas Braga e Kevin Malthus fecharam a goleada.
O Peixe então assume a terceira posição do Grupo C, com três pontos. Barcelona, que venceu o Boca Juniors, lidera com nove pontos, sem sofrer nenhum gol, enquanto o time argentino permanece em 2º lugar. Agora, o Alvinegro Praiano volta as atenções para o Campeonato Paulista onde está numa situação complicada. Com apenas 10 pontos em 10 jogos, o Santos está há quatro pontos atrás do Guarani, que é o segundo colocado no Grupo H, com 14. O Mirassol, com 17 lidera o grupo com folga. Resta ainda duas rodadas, ou seja, seis pontos em jogo. O próximo compromisso será já nessa próxima quinta-feira, contra o Palmeiras, no Allianz Parque.
E por falar em Palmeiras, o time de Abel Ferreira reencontrou o Defensa y Justicia depois da final da Recopa Sul-Americana no mês de abril. Mais uma vez, em solo argentino, o Verdão saiu com a vitória por 2 a 1. Rony, o cara da Libertadores, foi o autor dos dois gols e eleito o melhor jogador da partida. Com isso, o Verdão dispara na liderança do Grupo A, com nove pontos.
No entanto, já no Campeonato Paulista a situação não é das melhores, e sim, semelhante ao do rival Santos. Restando ainda duas rodadas, o Palmeiras está três pontos atrás do Novorizontino (18), 2º colocado do Grupo C, onde tem o RB Bragantino disparado na liderança com 22 pontos. Uma derrota ou até mesmo um empate contra o Peixe pode sacramentar as eliminações de ambas as equipes na fase de grupos do estadual.
Por fim, a noite, claro, contou com gol do Gabigol. E não foi apenas um e sim dois. O camisa 9 foi quem abriu e fechou o placar na vitória do Flamengo por 3 a 2 sobre a LDU, na altitude do Equador. Ele, inclusive, igualou o eterno ídolo da nação rubro-negra, o Zico, com 16 gols na Libertadores, coincidentemente, ambos atingiram a marca com 20 jogos pelo clube.
A vitória traz alívio para o torcedor da equipe, que chegou a sofrer o empate em 2 a 2, mas com o gol de Gabigol de pênalti nos minutos finais, praticamente confirmou a classificação da equipe para a próxima fase da competição. A LDU permanece em segundo lugar, com quatro pontos, enquanto Vélez, com três, e Unión La Calera, com apenas um ponto, completam o Grupo G.