Foto: Pedro Souza / Atlético
Pensar em título no Campeonato Brasileiro já parece impossível para o Atlético-MG. Após 14 jogos, a equipe aparece somente na 12ª colocação com 18 pontos, já estando 13 pontos atrás do líder Flamengo, embora ainda tenha um jogo a menos para cumprir.
Ao menos as boas notícias estão pelos retornos dos convocados: Guilherme Arana, Alan Franco e Eduardo Vargas, todos eliminados na Copa América por suas respectivas seleções e reforçam o Galo na sequência do campeonato. No entanto, Everson, Saravia, Mariano, Lemos, Zaracho e Alisson seguem em recuperação de lesão no DM.
De qualquer forma, o duelo contra o São Paulo é de suma importância visando o Brasileirão, visto que é um time que vem embalado e está dentro do G-4. O Tricolor é 4º colocado com 27 pontos, nove a mais que o Galo, e vem de quatro vitórias consecutivas.
CALLERI ESTÁ DE VOLTA! VEJA O PROVÁVEL TIME DO SÃO PAULO CONTRA O GALO
Além disso, o fator casa tem sido um problema para o Atlético. São cinco jogos consecutivos sem vencer, com três empates e duas derrotas. Palmeiras e Flamengo foram à Arena MRV pela primeira vez e não só venceram, como goleada o Galo por 4 a 0 e 4 a 1, respectivamente.
Foto: Pedro Souza / Atlético
Diante do São Paulo, no entanto, os últimos jogos são favoráveis ao Atlético. Última derrota no confronto direto foi ainda em 2020, quando foi superado por 3 a 0 no Morumbi, pelo Brasileirão.
Desde então o Galo soma três vitórias e três empates diante do Tricolor paulista. No Brasileirão de 2023, foram duas vitórias, sendo 2 a 0 no Morumbi e 2 a 1 na Arena MRV, já pela 37ª rodada.
O fator casa também tem sido fundamental nos duelos contra o São Paulo. A equipe alvinegra perdeu somente um dos últimos 15 jogos como mandante. O último revés foi ainda em 2016. De lá para cá o Atlético-MG soma cinco vitórias e dois empates nos jogos disputados em Belo Horizonte contra o São Paulo.
O duelo é muito importante para o Atlético-MG para retomar a confiança e se recuperar na tabela do Brasileirão. A distância para a zona do rebaixamento é de apenas seis pontos, enquanto para o G-4 já está em nove pontos, justamente para o São Paulo.