TEMPORADA MÁGICA
Foto: EFE/Hedeson Alves
A mudança na identidade visual do Athletico-PR, inicialmente reprovada pela maioria dos torcedores, acabou se tornando um pequeno detalhe se compararmos com a trajetória percorrida pela equipe na temporada 2019.
As recompensas de um clube bem gerido já começaram a aparecer no início daquele ano. Após se classificar em primeiro lugar na fase de grupos do Campeonato Paranaense e eliminar o rival Coritiba, na Taça Dirceu Krüger, o Rubro-Negro enfrentou o Toledo na grande final e venceu nos pênaltis, faturando o primeiro título.
TÍTULO INÉDITO
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
A 25° taça do Estadual foi uma conquista importante, mas não se comparou com a Copa do Brasil. Além de ter sido um título inédito na história do clube, vencer uma competição nacional altamente disputada proporcionou um conforto financeiro aos cofres do Athletico, que pôde dar sequência ao planejamento com mais facilidade.
A caminhada não foi fácil! Para chegar na grande final, a equipe paranaense precisou passar por cima de grandes times do futebol brasileiro. Além de avançar nas cinco primeiras fases, o que já foi uma missão difícil, o Athletico enfrentou o Flamengo nas quartas de final, um dos favoritos para vencer a competição. Depois de persistir os empates nos dois confrontos, o Furacão levou a melhor na disputa de pênaltis, em pleno Maracanã, e avançou às semifinais.
Faltando um passo para a decisão, o Rubro-Negro precisaria despachar a equipe do Grêmio, umas das mais fortes do país quando se trata de torneios mata-mata. Depois de um agregado empatado em 2 a 2, venceu mais uma nas penalidades. Desta vez, jogando em seus domínios.
A finalíssima foi disputada diante do Internacional. Repleto de jogadores experientes, o Colorado deu trabalho no primeiro confronto, mas não impediu a vitória por 1 a 0 do Athletico. No jogo da decisão, no Beira-Rio, o Furacão, sem dar chances para reviravolta, venceu por 2 a 1 e conquistou o título da Copa do Brasil.
BOAS CAMPANHAS
Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial
O Athletico-PR finalizou o Campeonato Brasileiro de 2019 na 5° posição, com 64 pontos conquistados. No início da competição, não era de se esperar um término dentro do G-5. Na Copa Libertadores, se classificou para as oitavas de final, mas acabou sendo eliminado pelo Boca Juniors. Na Levain Cup, goleou o Shonan Bellmare por 4 a 0 e conquistou seu primeiro título intercontinental da história. Na Recopa Sul-Americana, porém, foi derrotado pelo River Plate por 3 a 1 no placar agregado.
TEMPORADA 2020 E AS VENDAS
Foto: Gabriel Machado/AGIF
Para este ano, o Athletico-PR já não tem a mesma equipe de 2019. A diretoria negociou vários de seus principais destaques e sofreu uma queda de rendimento nos gramados. Renan Lodi, Bruno Guimarães, Léo Pereira, Rony e Robson Bambu foram negociados, causando um grande impacto no desempenho da equipe.
EXPECTATIVAS
Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial
Até o momento, o Rubro-Negro fechou as contratações do goleiro Jandrei, os zagueiros Pedrão, Felipe Aguilar e Edu e os meio-campistas Fernando Canesin, Marquinhos Gabriel e Carlos Eduardo, além do atacante Walter. Os oito reforços chegam para compor a equipe na sequência de 2020.
É fato que a diretoria lucrou bastante com as vendas (cerca de R$ 300 milhões). No entanto, muitos jogadores contratados para este ano foram contestados pelos torcedores athleticanos, que perceberam a clara queda de qualidade técnica dentro do elenco. Desta forma, a equipe dificilmente repetirá o mesmo sucesso de 2019, visto que o clube já não poderá contar com os principais responsáveis por aquela campanha.