Através de comunicado oficial na noite desta quarta-feira (18), a Conmebol informou que a Copa Libertadores está suspensa até o dia 5 de maio, inicialmente. A entidade máxima do futebol Sul-Americano deixou claro que há possibilidades de uma suspensão maior, de acordo como vão o caso do Coronavírus pelo mundo.
A Copa América, que seria realizada novamente neste ano, e a Eurocopa, já foram adiadas até 2021. As Olimpíadas, que ocorrem no meio do ano, também corre o risco de ser adiada para o ano que vem.
Confira a nota da Conmebol na íntegra
“A Conmebol, por meio da Direção de Competições de Clubes, informa que a Libertadores está temporariamente suspensa, inicialmente até 5 de maio de 2020.
A Conmebol comprometida com a prevenção do Covid-19, sob o risco de sua expansão, e em salvaguarda dos jogadores, técnicos, delegados, árbitros, dirigentes, imprensa e torcedores, decidiu suspender as reuniões da Libertadores previamente agendadas, inicialmente até 5 de maio de 2020.
Além disso, a Sul-Americana, na ausência do sorteio para a segunda fase, também está temporariamente suspensa, até a mesma data.
Pedimos aos clubes que mantenham as devidas diligâncias para evitar a propagação do vírus e que cumpram os protocolos de prevenção sugeridos pelas autoridades competentes. É um momento de cooperação e responsabilidade para toda a comunidade, e o futebol não pode ser ignorado.
A Conmebol continua a monitorar de perto a situação com as autoridades competentes e manterá contato permanente com a comunidade sul-americana de futebol durante este período difícil.”
A última rodada da Libertadores foi disputada no dia 12 de março, entre Grêmio e Internacional, que terminou empatado em 0 a 0. Naquela semana, a Conmebol havia anunciado que a competição pararia, inicialmente, nesta semana.