Chegada a hora de um dos momentos mais aguardados neste início de ano. Aos amantes do futebol, vem aí, o início da fase de grupos da Libertadores da América. E melhor do que isso, todos os jogos dos brasileiros serão nesta semana. Uma verdadeira maratona aos torcedores e, claro, aos secadores.
Nesta edição, com a passagem do Internacional a fase de grupos, teremos sete equipes brasileiras na competição. Seriam oito, caso o Guaraní-PAR não fosse ter eliminado o Corinthians na segunda fase, a chamada Pré-Libertadores.
Com isso, são oito chaves, e os brasileiros: Flamengo, Santos, São Paulo, Palmeiras, Athletico, Internacional e Grêmio. A dupla gaúcha, em questão, está no Grupo E. Isso quer dizer que, pela primeira vez na história do torneio, teremos Gre-Nal na Libertadores, em quase 111 anos de rivalidade.
Inter
Os dois gaúchos estreiam nesta terça-feira (03) na competição. O Internacional entra em campo às 19h15, no Beira Rio, contra o Universidad Católica (CHI). É o único time brasileiro que já entrou em campo pela Libertadores nesta edição.
A campo, o técnico Eduardo Coudet deverá manda o time com Marcelo Lomba, Rodinei, Victor Cuesta, Bruno Fuchs (Rodrigo Moledo) e Uendel; Musto, Edenilson, Rodrigo Lindoso (Marcos Guilherme) e Boschilia; Thiago Galhardo e Guerrero. D’Alessandro cumpre suspensão por ter sido expulso contra a Universidad de Chile quarta passada.
Grêmio
Rival do Inter, o Grêmio estreia fora de casa, nesta terça, contra o América de Cali, na Colômbia, às 21h30. Tri campeão da América, o Tricolor entra como um dos favoritos ao título.
Para a estreia, Renato Gaúcho deve escalar entre os 11: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Pedro Geromel e Bruno Cortez; Lucas Silva, Matheus Henrique, Maicon, Alisson e Everton; Diego Souza.
Athletico
Credenciado a uma das boas surpresas da competição, o Athletico chega embalado pelo título da Copa do Brasil na temporada passada, e com grandes atuações. Apesar de ter perdido peças importantes nesta temporada, a equipe chega entusiasmada para a estreia.
O técnico Dorival Júnior terá, pelo menos, um desfalque certo para o primeiro jogo., o goleiro Santos. Jandrei deve assumir a titularidade nesta terça, jogando com Adriano, Robson Bambu, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington, Erick (Marquinhos Gabriel), Léo Citadini, Nikão e Carlos Eduardo; Guilherme Bissoli.
Santos
O Peixe, outro Tri campeão da América, também estreia nesta terça. Fora de casa, o Santos joga contra o Defensa y Justicia, às 19h30, na Argentina. A equipe estreará sob pressão, devido aos maus resultados no Campeonato Paulista. Uma boa chance de recuperar a confiança do elenco e da torcida.
Estreante em competições internacionais com a equipe, o técnico português Jesualdo Ferreira deve mandar a campo Everson, Madson, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe (Felipe Jonatan) e Luan Peres; Evandro, Sánchez e Diego Pituca; Yuri Alberto, Eduardo Sasha e Soteldo.
Palmeiras
Lá vem mais um ano, uma nova chance para o Palmeiras na Libertadores. Nos últimos anos a equipe conquistou o Brasileirão e a Copa do Brasil, mas quando se trata da principal competição da América, o resultado não chega nem perto de levantar a taça.
Para a estreia desta quarta-feira (04) diante do Tigre, na Argentina, às 19h15, Luxemburgo deve escalar Weverton, Felipe Melo, Gustavo Gomez e Viña; Zé Rafael, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Dudu, Willian e Luiz Adriano.
Flamengo
Atual campeão e talvez o principal postulante ao título, o Flamengo estreará na competição na quarta-feira, na Colômbia, contra o Junior de Barraquilla, as 21h30. O time manteve a base, se reforçou e ainda conta Jorge Jesus no banco de reservas.
Para a estreia, o Flamengo deverá jogar Diego Alves, Gustavo Henrique, Léo Pereira, Filipe Luis e João Lucas; Renê, De Arrascaeta, Éverton Ribeiro e Diego; Pedro (Michael) Gabigol.
São Paulo
Por fim, o último brasileiro a entrar em campo nesta semana, na estreia, será o São Paulo, na quinta-feira (05), contra o Binacional, no Peru, às 21h. Neste ano o Tricolor volta a competição, após ter ficado apenas na pré, em 2019, quando foi eliminado pelo Talleres, da Argentina.
Antes de entrar em campo, o time comandado por Fernando Diniz ainda fará trabalhos mais leves antes de definir a equipe que começa a partida de estreia.