Foto: Pedro Souza/Atlético
No próximo domingo (17), Athletico-PR e Atlético-MG se enfrentarão pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Galo venceu o Internacional na estreia do Brasileirão, o rubro-negro foi derrotado por 4 a 0 pelo São Paulo. Ademais, em confrontos entre os times, a última vitória do plantel paranaense ocorreu em 18 de novembro de 2020, pela Série.
HISTÓRICO GERAL
Durante a história dos clubes, Athletico-PR e Atlético-MG se enfrentaram 61 vezes nas mais diversas competições nacionais e internacionais. Contudo, como em todo o duelo, há sempre um favorito e analisando o retrospecto dos times, o alvinegro tem a maior vantagem. Em resumo, o Galo saiu vitorioso em 27 confrontos, perdeu 12 jogos e foi derrotado em 22 das partidas.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Como resultado dos triunfos, quando Atlético-MG e Athletico-PR se encontram, gols não faltam, já que possuem uma média de 2,60 gols por duelo. Desse modo, das 159 bolas alçadas no fundo das redes, o alvinegro foi responsável por marcar 91 gols, contra 68 tentos em favor do Furacão.
JOGOS PELO BRASILEIRÃO
Restringindo os confrontos somente ao Campeonato Brasileiro, a soberania dá lugar ao equilíbrio. Dessa forma, dos 52 jogos disputados pela Série A, o Furacão venceu 21 embates, perdeu 22 e empatou nove jogos. Entretanto, no tocante aos gols, o Atlético-MG consegue mostrar maior eficiência diante do Athletico-PR. Assim, dos 132 gols marcados, 73 foram de responsabilidade alvinegra e 59 tentos foram sinalizados pelos rubro-negros.
A princípio, a maior vitória do Galo diante do Furacão ocorreu no Campeonato Brasileiro de 1976. Na ocasião, o Atlético-MG bateu o Athletico-PR por um placar de 5 a 0. Entretanto, no Brasileirão de 2004, o plantel paranaense devolveu a goleada aplicada na década de 70.
ÚLTIMOS DEZ JOGOS
Nas últimas dez vezes em que Athletico-PR e Atlético-MG se esbarraram, o time mineiro não brincou em serviço e mostrou o motivo de estar em ascensão no futebol brasileiro. Em síntese, o Galo saiu de campo com os três pontos em sete jogos e perdeu apenas três confrontos. Como resultados das disputas, o alvinegro mostrou superioridade diante do Furacão e anotou 15 gols dos 22 marcados no geral. É válido destacar que dois destes confrontos ocorreram pela Copa do Brasil de 2021.
Por outro lado, nos últimos dez jogos pelo Campeonato Brasileiro o rendimento do rubro-negro melhorou um pouco. Dessa forma, das dez partidas executadas, o time paranaense venceu quatro jogos e saiu derrotado em seis duelos. Ademais, foram marcados 18 gols, dos quais sete foram em favor do Furacão e onze anotados pelo Galo.
FURACÃO COMO MANDANTE
Mostrando que jogar com a torcida a seu favor faz toda a diferença, o rubro-negro foi superior nos confrontos diante de seu adversário. Assim, dos 30 jogos disputados com o mando de campo pertencendo ao time paranaense, o Galo venceu onze jogos, empatou seis e saiu derrotado de campo 13 vezes. Em continuidade, o Athletico-PR marcou 38 gols e sofreu 35 tentos.
PRÓXIMO JOGO
Sobretudo, em jogo válido pela segunda rodada da Série A, o Athletico-PR receberá o Atlético-MG, na Arena da Baixada. Em continuidade, o embate será no próximo domingo (17), às 18h (Horário de Brasília). A princípio, devido ao critério de gols marcados, o Galo aparece ocupando a 4ª posição na tabela de classificação. Por outro lado, o Furacão figura a lanterna do Campeonato Brasileiro após sofrer goleada do Sã Paulo, no último final de semana.