Foto: Divulgação/Athletico-PR
Com derrota para o Libertad e a grande goleada sofrida para o The Strongest, o Athletico Paranaense passou a ser o lanterna do Grupo B na Libertadores, com somente quatro pontos conquistados.
Apesar disso, o Furacão depende apenas de seus próprios resultados para conquistar a classificação nas oitavas de final. Para isso precisa melhorar e muito seu desempenho na competição, uma vez que possui o pior ataque da Libertadores, com um único gol marcado.
>Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
O lado positivo para o Athletico é o fato dos dois próximos jogos serem diante de sua torcida, na Arena da Baixada. Primeiro contra o Libertad, nessa quarta-feira, e depois já frente ao Caracas, no próximo dia 26 de maio.
Com duas vitórias nesses dois confrontos, o Furacão alcançaria os 10 pontos, uma vez que atualmente é o lanterna com quatro. Dessa forma, o Libertad chegaria, no máximo, a 10 pontos e o The Strongest no máximo aos nove, já que se enfrentam na última rodada.
Se vencer um duelo e empatar outro, o Athletico já passa a depender de uma combinação de resultados e possivelmente o critério de desempate na tabela seria o saldo de gol, no qual é bem negativo para o rubro-negro no momento, que tem -5.
A partir de outros resultados, como uma vitória e uma derrota, a situação ficará um pouco mais complicada. Se empatar e sofrer nova derrota já não é suficiente para pensar em oitavas de final na Libertadores.
Portanto, o cenário ainda é “favorável” ao Athletico Paranaense que de fato ainda depende de seus próprios resultados para avançar, mas necessita de no mínimo uma vitória para ainda sonhar com vaga nas oitavas.
Ainda existe a possibilidade de brigar por uma vaga na Sul-Americana, mas a distância para o Caracas já é de dois pontos (4×6) e o presidente Petraglia já ressaltou que o objetivo é seguir disputando a Glória Eterna e não volar a competir na Sula.
Athletico Paranaense e Libertad entram em campo na noite dessa quarta-feira, a partir das 19h (de Brasília). Será o primeiro jogo de Felipão à frente do Rubro-negro na competição.
Veja a tabela do Grupo D da Libertadores