Foto: OZAN KOSE/AFP via Getty Images/ One Football
Liverpool e Real Madrid se enfrentam nesse sábado (28), em jogo válido pela final da UEFA Champions League – jogo único – às 16:00 (horário de Brasília), no Stade de France, situado na cidade de Paris.
Chegou o dia mais importante do principal torneio de clubes do mundo, a final da Liga dos Campeões da Europa. Em campo, duas das equipes mais tradicionais do continente e entre as que mais venceram a competição. De um lado o Liverpool com 6 títulos, do outro o maior vencedor, Real Madrid com 13 taças.
Finalista da Champions League pela quinta vez nos últimos nove anos e com 17 aparições em finais continentais, o Real Madrid dispensa qualquer comentário. Sua caminhada até a final foi bem complicada, e superou toda desconfiança (sendo considerado zebra em todos os confrontos do mata-mata pelas casas de apostas) para chegar a decisão em Paris. O time espanhol eliminou o PSG, Chelsea e Manchester City.
O Real Madrid chega mais descansado para decisão, afinal realizou 7 jogos a menos que o Liverpool. Outro ponto é que o Real Madrid conquistou seu título nacional dia 30 de abril, e desde então foca exclusivamente na grande final. Já o Liverpool brigou pelo título nacional até os últimos minutos, literalmente, na semana passada. Além disso, teve uma final de Copa da Inglaterra duas semanas atrás.
Outro ponto importante para analisar são os números na temporada. O Real Madrid chega com 73,9% de aproveitamento dos pontos (38 vitórias, 8 empates e 9 derrotas), 2,09 de média de gols marcados e 0,89 de média de gols sofridos.
O grande destaque é ele, Karim Benzema, o favorito a ganhar o melhor do mundo na temporada. O francês de 34 anos marcou 44 gols e 15 assistências em 45 jogos na temporada, sendo que foi artilheiro e vice-garçom de LaLiga, com 27 gols e 12 assistências. Na Champions, já está garantido como artilheiro com 15 gols, a dois de igualar o recorde de Cristiano Ronaldo (em 2013/14) de maior goleador em uma edição da competição.
Provável Real Madrid: Courtois; Carvajal, Éder Militão, Alaba (Nacho) e Mendy; Casemiro, Modric e Kroos; Valverde (Rodrygo), Benzema e Vini Jr.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Do outro lado, o Liverpool que vem com espírito de vingança pela derrota a quatro anos atrás, na Ucrânia, na decisão da Champions 2017/2018. O time inglês tenta o sétimo título continental e assumir a segunda posição como maior vencedor do torneio. Favoritos na decisão desse ano, os Reds chegam com 81,2% de aproveitamento nos pontos (46 vitórias, 13 empates e 3 derrotas), 2,35 de média de gols marcados e 0,75 de média de gols sofridos. Os comandados de Jürgen Klopp tentam a terceira taça na temporada, contudo as outras duas foram copas (Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa).
O Liverpool chega a decisão após eliminar Inter de Milão, Benfica e Villarreal. O grande destaque fica por conta de Mohamed Salah, que foi artilheiro (23) e melhor passador (13) da Premier League, além de liderar os Reds em gols (8) na Champions.
Não bastante, Salah foi um dos nomes da última final continental entre as equipes quando teve de ser substituído com 30 minutos após uma disputa com Sergio Ramos que rende assunto até hoje. O egípcio reconheceu que queria o Real Madrid e a revanche. Assim que o Liverpool passou pela semi e ainda não sabia qual time enfrentaria na decisão, ele declarou o interesse em pegar o time espanhol
“Eu quero jogar contra o Real Madrid. Preciso ser honesto. Se você está me perguntando pessoalmente, eu quero jogar contra o Real Madrid”, afirmou à BT Sport após duelo contra o Villarreal.
Provável Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson e Thiago Alcântara; Salah, Mané e Luis Díaz.
Dica de aposta:
- Ambas equipes marcarem na partida – SIM – (odd 1.60)