NFL está de volta! Conheça um pouco do futebol americano, mais um esporte que iremos apostar!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Mike Ehrmann/Getty Images/One Football

O futebol americano, esporte mais popular dos Estados Unidos, e que cresce no Brasil a cada ano, volta para sua temporada 2022/23 na próxima quinta-feira, em um jogo entre os atuais campeões Los Angeles Rams e o favorito ao título, segundo as casas de apostas, Buffalo Bills.

Cada vez mais popular em território brasileiro, a NFL (National Football League), liga de futebol americano dos Estados Unidos, cresceu 117% no Brasil em cinco anos, segundo pesquisa Sponsorlink, do Ibope Repucom. Para se ter uma ideia, 33 milhões de pessoas responderam dizendo ser fãs de futebol americano no Brasil em 2021, mais que o dobro dos 15,2 milhões de apaixonados pelo esporte da bola oval em 2016.

Contudo, sabemos que o esporte ainda traz muitas dúvidas e a popularização está acontecendo de forma gradativa. Dessa forma, nós do Joga 10 News vamos trazer um pouco sobre regras do esporte, principais siglas, curiosidades, favoritos para temporada, além é claro de dicas de aposta até fevereiro.

Venha conhecer o maior plano de Cartola FC do Brasil, não perca tempo, clica e confira!

Regras básicas de futebol americano.
Via: NFLBrasil/twitter

Com campo de 120 jardas (1 jarda = 0,9144 metros), o objetivo é levar a bola até a “área” adversária (endzone), e marcar um touchdown, seja correndo com a bola ou lançando um passe.

Vence quem tiver mais pontos após os 4 períodos de 15 minutos.

Touchdown de passe
Via: NFLBrasil/twitter
Touchdown corrido
Via: NFLBrasil/twitter

Um importante ponto para entender é que uma mesma equipe é subdividida em três sub-equipes: time de ataque, time de defesa e time de especialistas. Ou seja, quando o time de ataque da equipe A está em campo, o time de defesa da equipe B está em campo também. Já o restante dos jogadores ficam na lateral do campo esperando a posse inverter.

Existem três maneiras de pontuar durante uma partida. A primeira delas é o touchdown (6 pontos), que após convertido dá a equipe o direito de chutar (extra point) e tentar acertar dentro das traves (1 ponto a mais), ou converter um novo mini touchdown (2 pontos) em uma única tentativa.

Extra point bem sucessido da equipe do Green Bay Packers.
Foto: Stephen Maturen/Getty Images/One Football

A segunda maneira de pontuar é com field goal. O field goal é muito semelhante ao exemplo acima do extra point, pois é um chute que precisa passar entre as traves para equipe anotar 3 pontos.

É utilizado quando a equipe está no campo de ataque, a uma distância não muito grande da endzone adversária, porém sem mais tentativas para seguir avançando no campo. Importante ressaltar que o kicker (responsável pelo chute, e que tem um brasileiro atuando na liga) precisa acertar o chute para que o outro adversário não começe sua próxima jogada no local que ele errou.

Cairo Santos, brasileiro e kicker do Chicago Bears.
Foto: Jonathan Daniel/Getty Images/One Football

A terceira e última maneira de se pontuar é com Safety. Essa é uma jogada que vale 2 pontos, e pouco comum de acontecer. O Safety é uma espécie de gol contra da equipe, e acontece quando o time de defesa faz um tackle (derrubar o adversário) em sua própria endzone ou quando o time de ataque sofre uma falta quando em sua própria endzone.

Safety sofrido pela equipe do Pittsburgh Steelers
Via: NFLBrasil/twitter

O grande objetivo de todas as equipes é vencerem suas partidas, para chegarem ao principal evento esportivo dos Estados Unidos, o Super Bowl. O Super Bowl é o encerramento da temporada, que coloca frente a frente os campeões de cada conferência (Americana e Nacional) para uma partida em jogo único em local pré definido com alguns anos de antecedência. O Super Bowl da temporada 2022/23 será no Arizona.

Entenda abaixo como uma equipe chega até os Playoffs, e o que são divisões e conferências.

Apenas duas pequenas correções. Desde a temporada de 2021 os times jogam 17 vezes na temporada regular, e não mais apenas 16 como no vídeo abaixo. Outra mudança que além dos campeões de cada divisão, os 3 melhores times de cada conferência (sem contar os campeões de divisão) avançam para os playoffs e não mais apenas 2 equipes,

Por fim, deixaremos abaixo um glossário que irá te ajudar durante a temporada:

  • Principais posições:

Quarterback (QB): É o lançador e responsavél em campo pelas escolhas de cada jogada da equipe. Na maioria dos times ele é o líder, a cabeça pensante do time. O mais conhecido e maior vencedor é Tom Brady, casado com a brasileira Gisele Bundchen.

Running Back (RB): É o Corredor. Normalmente fica atrás do QB. O running back tem como principal função correr com a bola e avançar no campo. Contudo, também pode receber passes, e também fazer bloqueios, protegendo o quarterback e dando tempo para ele lançar a bola.

Wide Receiver (WR): É o recebedor. São jogadores que se deslocam em rotas após o início da jogada para receber passes dos quarterbacks.

Tight-End (TE): Sua principal função é se alinhar na linha ofensiva para fazer bloqueios, mas pode também receber passes.

  • Principais termos:

Blitz: A pressão da defesa em cima do quarterback adversário a fim de conseguir o sack.

Down = Descida: É o nome da jogada que o time tem para avançar em campo. Quando está com a posse de bola, a equipe tem 4 tentativas para avançar 10 jardas.

Endzone = Local onde os jogadores do time de ataque precisam chegar com a bola para marcar o touchdown. Normalmente ficam pintadas de outro cor em relação ao campo.

Extra Point = Após marcar um touchdown, o time pode dar um chute entre as traves.

Field Goal = Quando um time percebe que não conseguirá a descida, e não está muito longe da endzone adversária, ele arrisca um chute no gol, que vale 3 pontos.

First Down = Primeira Descida: Se o time conquista as 10 jardas necessárias na jogada, ele consegue a ‘Primeira Descida’, o que significa que ele terá mais 4 chances para ganhar mais 10 jardas.

Flag = Bandeirinha amarela que os árbitros jogam para sinalizar que houve alguma irregularidade na jogada, uma falta.

Fumble = Bola sem dono: Quando um jogador recebe a bola e, seja por alguma ação do adversário ou por vacilo, a deixa cair, ela fica sem dono. Qualquer atleta pode pegá-la. Quem conseguir fica com a posse onde agarrou a bola.

Interceptação = O lançador joga para o seu alvo, mas algum jogador da defesa a pega.

Jardas: Unidade de medida utilizada na NFL. (1 jarda = 0,9144 metros)

Kickoff = Marca o começo do jogo ou o reinício após uma pontuação.

Pick Six: Interceptação que resulta em touchdown.

Pocket: Área em que o quarterback fica quando recebe a bola para fazer a jogada. É uma zona imaginária entre os dois jogadores das pontas da linha ofensiva.

Playoff = Mata-mata: Após a temporada regular, os times se enfrentam no mata-mata.

Punt = Chutão: Quando o time não consegue a primeira descida após três tentativas, um especialista – o Punter– entra para dar um chute na bola o mais longe possível, tentando fazer o adversário retornar em uma posição ruim no campo.

Redzone = As 20 jardas finais do campo, muito perto de marcar o touchdown e com um field goal em distância curta, se necessário.

Sack: Quando um defensor derruba o jogador do time adversário atrás da linha de scrimmage (ponto inicial da jogada), fazendo o time perder jardas.

Safety: espécie de gol contra da equipe, e acontece quando o time de defesa faz um tackle (derrubar o adversário) em sua própria endzone ou quando o time de ataque sofreu um falta quando está atacando em sua própria endzone.

Snap: O início da jogada, quando o center passa a bola para o quarterback entre as pernas.

Tackle: Quando o defensor derruba o adversário, parando a jogada.

Touchdown = Quando o jogador chega até a endzone adversária, seja via passe ou correndo. Jogada máxima do esporte que valem 6 pontos.

Drop: Nome dado ao momento em que o QB lança a bola nas mãos do recebedor, que não consegue segurar. A ‘escapada’ é o drop.

Não quer perder a oportunidade de lucrar? Na Betfast tem o depósito e saque mais veloz do mercado, clica e vem para Betfast!

Últimas notícias

Dica de aposta na Sulamericana: Delfin x Internacional

Delfin e Internacional se enfrentam nessa quinta-feira (25), em jogo válido pela 3ª rodada da Copa Sul-Americana, às 23:00 (horário de Brasília), no estádio Jocay, situado na cidade de Manta.

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times