São Paulo imbatível, Fluminense, Ceará e Atlético-GO são os melhores no mês de abril; Santos é o pior entre os 20 clubes da Série A

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Divugação/Conmebol

Muita coisa pode acontecer em um mês. Principalmente no futebol brasileiro, onde boa parte das equipes têm enfrentado um calendário ainda mais apertado, devido a paralisação ainda em 2020, por conta da Covid-19, que ainda segue em alta, por sinal. Dentre os 20 clubes da Série A (veja o ranking de abril abaixo), o Atlético-GO foi a equipe que mais entrou em campo no mês de abril e manteve a invencibilidade.

Por outro lado, desde o primeiro dia do mês que encerra hoje (30), houve trocas de comando em ao menos oito de 20 times que estarão na Série A do Campeonato Brasileiro 2021. O Cuiabá anunciou Alberto Valentim. O Sport demitiu Jair Ventura e acertou com Umberto Louzer, que estava na Chapecoense – a equipe catarinense ainda não anunciou novo comandante. O Grêmio acertou a saída de Renato Gaúcho e anunciou a chegada de Tiago Nunes. Por fim, o Fortaleza demitiu Enderson Moreira, enquanto o Ariel Holan pediu demissão no Santos.

Rogério Ceni e Abel Ferreira, os atuais campeões das competições nacionais, seguem cada vez mais pressionados. Por outro lado, quem está em alta é o técnico Hernán Crespo no São Paulo. O Tricolor paulista simplesmente venceu todos os compromissos no mês de abril: oito vitórias em oito jogos, em um intervalo de 19 dias.

Desde a goleada por 5 a 1 sobre o São Caetano, que marcou o retorno do Brasileirão, a equipe manteve, de forma surpreendente uma bela sequência de resultados positivos, em meio a mudanças nas escalações iniciais no Campeonato Paulista. Apesar disso, o time do Morumbi fechou o mês com apenas três gols sofridos, mas sem ser vazado nos últimos cinco jogos, onde marcou 11 gols, sendo um importante no clássico sobre o Palmeiras, no Allianz Parque.



Por outro lado, outros três times permaneceram invictos no mês de abril, consequência de boas atuações e bons resultados. O Ceará, por exemplo, venceu cinco dos seis jogos que disputou, sofrendo gol em apenas uma partida, e conquistando mais uma classificação na final da Copa do Nordeste, além da ótima estreia na Sul-Americana.

O Fluminense, em contrapartida, iniciou o mês goleando o Macaé por 4 a 0, venceu o clássico diante do Botafogo, fez uma ótima partida contra o River Plate, no Maracanã, pela Libertadores, e na segunda rodada, venceu o Santa Fe, fora de casa, por 2 a 1, com um mais um dia histórico na carreira do experiente centroavante Fred, ídolo do torcedor tricolor.

Outro time que fecha abril em alta é o Atlético Goianiense que disputou 10 jogos e venceu oito, além de dois empates. A equipe não sabe o que é perder desde fevereiro, somando já 19 jogos de invencibilidade. Nesse período já disputou quatro competições diferentes, incluindo a Copa do Brasil e Sul-Americana. Pela competição internacional, aliás, conquistou a primeira vitória internacional em sua história, ao bater o Palestino por 1 a 0, com gol marcado por Zé Roberto, também o primeiro do Dragão fora de casa.



Times como Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio e Internacional foram abaixo das espectativas. O Verdão, inclusive, teve um péssimo início de temporada, perdendo as finais da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, ambas nos pênaltis, além de derrotas para Mirassol e Inter de Limeira, no Allianz Parque, com grande possibilidade de eliminação na fase de grupos do estadual, estando há seis pontos atrás do Novorizontino. 

Embora o Flamengo, atual campeão brasileiro, tenha conquistado a Supercopa do Brasil, não convenceu desde então nas atuações seguintes. Aliás, teve uma derrota expressiva para o rival Vasco, que vai disputar a Série B, por 3 a 1, no Maracanã. Assim como o Atlético-MG, do técnico Cuca, que está longe de convencer o torcedor atleticano, embora tenha um elenco repleto de opções. 

Os times gaúchos, Grêmio e Internacional chegaram a se enfrentar logo no início de abril, onde o Tricolor gaúcho, ainda sob comando de Renato Gaúcho levou a melhor. No entanto, logo depois foi elimiado na terceira fase da Libertadores para o Independiente del Valle, o que determinou na demissão do ídolo que estava à frente desde 2016.

O Internacional, por outro lado, disputou somente cinco partidas, venceu três goleadas expressivas (1×6, 5×0 e 4×0), mas somando o revés sofrido no clássico e o 2×0 para o desconhecido Always Ready, na estreia da Libertadores, termina em baixa.

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Contudo, os times mais abaixo nesse início de temporada, pré-Brasileirão, são Corinthians e Santos, com suas devidas proporções. Coincidentemente, são os únicos que ainda não anunciaram nenhum reforço para 2021. O Timão segue como terminou a última temporada, pragmático, sem brilho e pouco aguerrido, como é costumeiro.

No confronto direto, inclusive, o time da capital paulista levou a melhor por 2 a 0, mesmo na Vila Belmiro, quebrando um tabu de quase sete anos. O Santos, por outro lado, foi do céu ao inferno depois da classificação para a fase de grupos da Libertadores sobre o San Lorenzo, da Argentina- vale lembrar que a equipe foi vice-campeã na competição em 2020. 

O Peixe sofreu uma derrota por 3 a 0 para a Ponte Preta e, embora tenha tido uma vitória sobre a Inter de Limeira, fechou abril com quatro derrotas consecutivas e sem o treinador. Depois de estrear com derrota para o Barcelona, do Equador, na Libertadores, o time ficou ainda mais pressionado e num intervalo de cinco dias, perdeu mais duas partidas, incluindo a derrota para o Corinthians, culminou no pedido de demissão do técnico Ariel Holan, segundo ele, devido as fortes críticas e pressão dos torcedores.

Assim como o rival Palmeiras, o Santos tem sérios riscos de ficar pelo caminho ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista. Atrás do Guarani, segundo colocado no Grupo D, por dois pontos, o Alvinegro Praiano tem três jogos para se redimir a tentar a classificação. Mas os dois próximos compromissos não será nada simples: o Red Bul Bragantino, neste sábado, e o próprio Palmeiras, que também quer evitar o vexame de ficar na primeira fase do estadual.

CONFIRA O RANKING DE ABRIL 

Foto: Edição Joga10 News

Quer receber dicas exclusivas para o Rei do Pitaco, com o melhor dos Estaduais, Libertadores, competições europeias e outras? Assine o Plano Camillo Joga10! 

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times