Foto: Mourão Panda / América
Após sequência ruim de apenas duas vitórias em 13 rodadas, o América Mineiro parece ter embalado de vez no Brasileirão engatando a terceira vitória consecutiva, algo inédito para a equipe na competição.
O Coelho tem oscilado bastante ao longo de 2022. Inclusive, sequer conseguiu vencer três jogos seguidos no ano. Poderia ter obtido o feito não fosse a derrota para o São Paulo em jogo de ida da Copa do Brasil pelo placar de 1 a 0 no Morumbi.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
De qualquer forma, no recorte mais recente já são três vitórias em quatro partidas, sendo elas em três rodadas seguidas pelo Campeonato Brasileiro, fazendo com que a equipe se afaste da zona do rebaixamento.
Com a vitória sobre o lanterna Juventude por 1 a 0, com gol marcado por Pedrinho, em Caxias do Sul, o América chegou aos 27 pontos, subindo para a 10ª colocação, de forma provisória. Com isso, abriu sete pontos para o Cuiabá, que neste momento é o primeiro time dentro do Z-4, com 20.
E o que torna essa sequência de vitórias ainda mais importante é o fato de terem sido todas elas em confrontos diretos. Primeiro diante do Atlético-GO, fora de casa, por 1 a 0. Em seguida, uma virada por 3 a 1 sobre o Avaí, no Independência, agora novo 1 a 0 sobre o Juventude, último colocado.
Foram nove pontos conquistados contra equipes que neste momento estão na 18ª, 16ª e 20ª colocação, respectivamente. Próximos compromissos serão contra equipes na parte de cima da tabela, dentre elas o Santos, que passa a ser novo duelo direto, já que estão neste momento (antes da rodada 21 ser concluída) com 27 pontos.
Depois tem Athletico Paranaense e Atlético-MG e ai volta a enfrentar um time que briga contra o rebaixamento como o caso do Coritiba, atualmente em 15º lugar. Antes disso, o Coelho tem duelo decisivo diante do São Paulo pela Copa do Brasil, tendo de reverter o placar por 1 a 0 sofrido no Morumbi. Vale vaga na semifinal do torneio.