Foto: NORBERTO DUARTE/AFP via Getty Images
O atual campeão da Libertadores acabou sendo eliminado para o Olimpia nas oitavas de final. Esse é o atual cenário vivenciado pelo Flamengo, até então principal candidato ao titulo. Os torcedores lamentam, e lamentam muito, o fato de cair tão cedo e não chegar nem mesmo no Fla-Flu que seria na próxima fase.
O Rubro-negro carioca seria o adversário do Fluminense que já estava classificado depois de bater o Argentino Juniors. Portanto, bastava o Flamengo apenas empatar contra o Olimpia para garantir vaga na fase seguinte, já que havia vencido na ida por 1 a 0. A equipe até saiu na frente com Bruno Henrique, mas acabou levando a virada e perdendo por 3 a 1, ficando então 3 a 2 no agregado, dando adeus ao torneio de forma precoce.
A eliminação é um baque e tanto para o Flamengo que perde a oportunidade, ao menos por um momento, de ser o primeiro brasileiro a ser tetra da Libertadores – o Palmeiras pode alcançar tal feito em caso de título. Além disso, vale destacar que a decisão será “em casa”, no Maracanã, o que incomoda ainda mais o torcedor rubro-negro.
Foto: Christian Alvarenga/Getty Images
O Mengão poderia voltar a eliminar o rival Fluminense, como na Copa do Brasil, e ainda ser campeão em uma eventual final de “revanche” contra o Palmeiras, em jogo único, valendo o titulo e o status de único brasileiro a ser tetra da América, mas não irá acontecer em 2023.
A temporada, até o momento, é bem ruim para o clube, que foi vice na Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca, além de ter sido eliminado na semifinal do Mundial de Clubes. No Brasileirão, está há 14 pontos do líder Botafogo, restando ainda mais 20 rodadas.
A Copa do Brasil parece ser o que pode salvar a temporada do Flamengo. Até porque venceu o jogo de ida da semifinal contra o Grêmio por 2 a 0, em Porto Alegre, e terá a volta nessa próxima quarta-feira no Maracanã, podendo perder por até 1 a 0. Se avançar, enfrenta o vencedor de Corinthians ou São Paulo.