Foto: Cesar Greco-Palmeiras
O Palmeiras eliminou o Atlético-MG pelo terceiro ano consecutivo em três fases diferentes na Libertadores. Em 2021, o Verdão avançou à final, em 2022 levou a melhor nas quartas e desta vez despachou o Galo mais cedo, nas oitavas de final.
Com essa classificação, o Palmeiras chegou as quartas de final pela 6ª vez consecutiva, quebrando um tabu histórico de Luis Felipe Scolari, o Felipão, que nunca havia sido eliminado nas oitavas da Libertadores. Vale lembrar que o experiente treinador havia eliminado o Verdão na última temporada pelo Athletico-PR, na semifinal.
Inclusive, essa foi a única eliminação de Abel Ferreira em Libertadores pelo Palmeiras. Desde 2020, o português disputou 22 jogos eliminatórios na competição e caiu somente na semi para o Furacão em 2022. O retrospecto é de 13 vitórias, sete empates e duas derrotas (River Plate e Athletico-PR).
Nesse período, o Verdão conquistou a Glória Eterna em duas oportunidades, e de forma consecutiva. Em janeiro de 2021, bateu o Santos na decisão realizada no Maracanã, com gol de Breno Lopes. No mesmo ano (10 meses depois), superou o poderoso Flamengo por 2 a 1, com gol de Deyverson.
Agora depois de eliminar o Galo, o Palmeiras terá o Deportivo Pereira, da Colombia, nas quartas de final. A equipe confirmou a classificação diante do Independiente del Valle, também na noite dessa última quarta-feira.