Foto: Martin Bernetti/AFP/Getty Images via OneFootball
Pouco menos de uma semana atrás, Libertad e Fortaleza abriram a fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana, com vitória do Tricolor do Pici. Apesar do placar mínimo, a vantagem criada pelo time de Vojvoda deu gás para o time, já que existe pouca inspiração dentro do Campeonato Brasileiro.
Nesta terça (08), no entanto, os times voltam a se encontrar valendo a primeira vaga na próxima fase, mas com foco para o Rei do Pitaco, que premiará mais de 2 mil e 500 reais. A partida acontece, como de costume, depois das rodadas do Brasileirão e da Série B.
Confirmada para o início da noite desta terça-feira, o Fortaleza decide seu futuro na Arena Castelão, às 19h, frente ao Libertad. Antes desta decisão pela Copa Sul-Americana, as equipes nunca haviam se encontrado, portanto, não existe histórico. O pitaqueiro deve estudar o recorte recente de ambos, assim, criando uma base para criar seu time.
Pensando na postura adotada na elite do futebol brasileiro, é possível dizer que existe uma diferença significativa entre números de Fortaleza e Libertad dentro de seus respectivos campeonatos nacionais. Isso, todavia, deve ser explorado.
Foto: Mateus Amorim/Fortaleza
Como chegam Fortaleza e Libertad na Sul-Americana
Os donos da casa, apesar do aproveitamento nas competições de mata-mata, tal qual a própria Copa Sul-Americana, vem apresentando inconsistências no Brasileirão. Pela primeira vez desde 2020, o Fortaleza tem 4 derrotas consecutivas na competição nacional. A superioridade técnica é inegável, assim como a solidez do trabalho de Juan Pablo Vojvoda, colocam o Leão nos destaques do Rei do Pitaco.
A equipe paraguaia estava na Libertadores, mesmo grupo de Galo e Furacão, mas foi relegado à Sul-Americana. O Libertad, quando comparados os números das atuações fora de casa, mostra 3 vitórias e 2 derrotas. Porém, todas as vitórias citadas foram contra equipes tecnicamente inferiores, que disputam o Campeonato Paraguaio. De fato, o time tem nomes modestos, além de disputar um campeonato pouco chamativo.
Diante das características das equipes, assim como seus números, é esperada uma partida bastante parecida com a primeira. Muitas faltas da equipe paraguaia, poucas chances claras de gols e o resultado decidido nos detalhes. O Fortaleza, mesmo assim, é favorito no Mercado de Escalação.
Nomes e Escalação no Rei do Pitaco
Para a decisão desta terça, pela Sul-Americana, o Fortaleza precisa manter o padrão defensivo da última semana, onde se manteve firme frente às investidas do Libertad, mesmo que poucas. Amparado por mais de 52 mil torcedores, previamente confirmados pelo clube, a dica defensiva no Rei do Pitaco é: Fechar a defesa do Fortaleza.
A estratégia pouco se altera nos dois setores de frente. Dentro do meio-campo, pensando no maior controle da bola e oportunidades criadas, as escolhas devem ter, em sua maioria, representantes do Leão do Pici. Os destaques são: José Welison e, enfim, Yago Pikachu (capitão). Neste meio tempo, lembre-se que os titulares podem ser alterados.
Já que os meias do Libertad deverão pressionar e estarão propensos a cometer mais faltas, a indicação é Álvaro Campuzano.
Próximo do fim, mais dois nomes do Fortaleza completam o sistema de 433 escolhido no Rei do Pitaco. São eles: Lucero e Guilherme. Mas fique atento para possíveis entradas, tal qual a de Marinho. Pelo lado dos paraguaios, Lorenzo Melgarejo ganha os holofotes.
Visto que o jogo foi marcado para às 19h da terça, será possível escalar até poucos antes do jogo começar. O encerramento do mercado deve acontecer às 18h59.