Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Atlético-MG e Palmeiras tem grandes duelos nos últimos anos e principalmente se tratando de Libertadores. Desde a chegada de Abel, o Verdão conquistou dois títulos, eliminando o Galo duas vezes seguidas e caiu somente diante Athletico-PR em 2022. Quem comandava esse time? Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
A história entre os dois grandes técnicos começou há muitos anos atrás. Isso porque Felipão foi o primeiro treinador a convocar Abel Ferreira, em seus tempos de jogador, para a Seleção Portuguesa. Então, quis o destino transformar os dois nomes na história do Palmeiras, sendo dois dos maiores do clube.
Foi com Felipão que o Palmeiras conquistou a América pela 1ª vez em 1999. Foi com Abel Ferreira que o Palmeiras conquistou a América duas vezes seguidas: 2020 e 2021. Antes disso, quase que Scolari fez o mesmo em 2000, mas ficou com o vice para o Boca Juniors.
Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Em três edições, Abel Ferreira conquistou dois títulos e chegou em outra semifinal, quando parou diante do Athletico de Felipão, que tem um excelente retrospecto ao longo de sua carreira dentro da Libertadores.
Felipão foi campeão e vice com o Palmeiras em 1999 e 2000, respectivamente, e chegou na semi de 2018 e quartas de 2019 também com o Verdão. Já em 2022 foi finalista com o Athletico e perdeu o título para o Flamengo.
Mas se tratando de confronto direto entre Atlético-MG x Palmeiras e Felipão x Abel Ferreira é bem dividido. O Verdão leva vantagem nos últimos anos, já que deixou o Galo pelo caminho nas últimas duas edições de Libertadores, enquanto no duelo entre os treinadores, a experiência de Scolari é superior.
No que pode se dizer “o melhor Palmeiras de Abel Ferreira”, que foi em 2022, um dos poucos times que conseguiu parar o Verdão foi o Athletico do Felipão, eliminando a equipe na Libertadores e com direito a vitória no Brasileirão em pleno Allianz Parque.
Foram quatro duelos na última temporada, com duas vitórias de Felipão, uma de Abel Ferreira e um empate. Quando Abel levou a melhor sobre Felipão havia uma explicação: as atenções estavam voltadas para a final da Libertadores. Isso porque quatro dias depois do jogo pelo Brasileiro, Athletico e Flamengo duelavam na grande decisão. Portanto, a equipe paranaense perdeu na Arena da Baixada com o time reserva.
O que não foi problema no primeiro turno do Brasileirão do mesmo ano, quando o Athletico venceu o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, também com time reserva, já que três dias depois iniciava a trajetória nas oitavas de final da Libertadores. Na semifinal entre as equipes, o Furacão venceu com gol de Alex Santana, e na volta arrancou empate em 2 a 2 na arena alviverde avançando à final.
Foto: Reprodução
Agora, resta saber se o Palmeiras de Abel Ferreira irá conseguir manter a vantagem sobre o Atlético Mineiro na Libertadores, ou se Felipão irá conseguir parar, mais uma vez, a equipe alviverde, pelo segundo ano seguido, com o Verdão fez com o Galo.
Além disso, vale lembrar que Felipão chegou nas quartas de final de todas as oito edições que disputou a Libertadores, e Abel, portanto, pode quebrar esse “tabu” fazendo o seu “professor” cair nas oitavas pela primeira vez.