Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images via OneFootball
A estreia da 16ª rodada do Brasileirão, confirmada pelo calendário da CBF para o sábado (22), fez o Rei do Pitaco abrir novas ligas premiadas, somando mais de 150 mil reais em prêmios. Ao que indica o calendário, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e São Paulo estarão em campo. A principal partida, no entanto, envolve Grêmio e Atlético-MG, que fecham os jogos de sábado.
Existem oportunidades claras em cada um dos confrontos, mas será necessário respeitar o momento vivido por cada uma das equipes. Um dos primeiros times em campo, o Flamengo tem um retrospecto de respeito e ascensão, enquanto o Palmeiras busca reviver a estabilidade dos resultados, algo visto com constância nesses anos que Abel Ferreira esteve à frente do Alviverde.
Antes de tudo, confira os destaques do sábado do Rei do Pitaco:
- Palmeiras x Fortaleza (16h)
- Flamengo x América-MG (16h)
- Cuiabá x São Paulo (18h30)
- Bahia x Corinthians (18h30)
- Grêmio x Atlético-MG (21h)
À primeira vista, os nomes de maior barulho estão diretamente vinculados aos times paulistas, tal qual São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Seja pelo momento vivido, mando de campo ou superioridade técnica, as equipes estarão envolvidas nas escalações no Mercado do Rei.
É válido ressaltar que o último confronto da noite, entre Grêmio e Atlético, às 21h, também ganhou análise e, por fim, dicas no Joga10 News.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Estatísticas e Análise das equipes
Invicto há 7 jogos, incluindo as quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo assumiu a vice-liderança do Brasileirão e, neste momento, é o principal perseguidor do Botafogo. A equipe, dessa maneira, mesmo que foque nas copas, tem a chance de conquistar mais uma vitória e dar sequência às partidas invictas. Até este momento, o time de Jorge Sampaoli tem: 5 vitórias e, enfim, 2 empates.
Em meio ao seu pior momento em anos, o Palmeiras recebe o Fortaleza, querendo se recuperar no Campeonato Brasileiro. A chance vem para o time Alviverde após 6 dias de seu último jogo, no empate contra o Flamengo, também dentro de casa. As 5 últimas partidas do Palmeiras são o reflexo da sequência instável dos comandados de Abel Ferreira: 3 empates e 2 derrotas.
O Tricolor Paulista é mais uma equipe invicta. O São Paulo chega ao Rei do Pitaco com 6 partidas invictas, acumulando 5 vitórias e, por fim, 1 empate. Contra o Cuiabá, o time de Dorival Júnior viaja até a Arena Pantanal em busca de 3 pontos. As oportunidades ofensivas, lideradas por Jonathan Calleri, são o foco.
Por fim, o Corinthians também merece destaque no Rei do Pitaco. Com a melhor marca da era Vanderlei Luxemburgo, o Timão somou 4 vitórias consecutivas e segue se recompondo na temporada. A vitória é o principal objetivo para o clube alvinegro, visto que ainda estão na segunda colocação da tabela. O confronto contra o Bahia, que figura na mesma zona do Brasileirão, pode ser o impulso que o Corinthians precisa para se distanciar de vez.
Escalação do Brasileirão no Rei do Pitaco
A estratégia defensiva, sem dúvida, deve abordar a equipe com as melhores chances de manter o SG intacto, já que estamos buscando a maior pontuação possível. Nesse cenário, o Flamengo se destaca na 16ª rodada do Brasileirão. A equipe enfrenta o último colocado, podendo vencer, dentro do Maracanã, sem sofrer. Mesmo assim, cheque os Prováveis do Brasileiro. A dica é: Fechar a zaga do Flamengo.
Mude a estratégia a partir do meio-campo. Os meias que mais pontuam, na grande maioria dos casos, são aqueles que propõem o jogo, criam jogadas e arrematam ao gol adversário. Alguns dos nomes disponíveis, por fim, são:
- Giorgian de Arrascaeta
- Gerson
- Bitello
- Raphael Veiga
Para o ataque do Rei do Pitaco, todavia, incluímos nomes distintos. Hulk e Luis Suárez, de Grêmio e Atlético, podem mudar a partida, portanto, estão listados. Contudo, Gabriel Barbosa e Jonathan Calleri, são favoritos. Yuri Alberto, do Corinthians, também entra nas alternativas, pensando em uma alternativa pouco explorada, mas com boa projeção.
O mercado seguirá aberto, enfim, até metade deste sábado, às 15h59.