Foto: Cesar Greco-Palmeiras
O São Paulo é um dos times que mais dificulta a vida do Palmeiras em toda a ‘Era Abel Ferreira’. Inclusive, foi um dos poucos times brasileiros que venceu o Verdão em uma decisão, como na final do Paulista de 2021, saindo da fila. E o duelo desta quarta-feira será o jogo do desempate.
Desde que Abel Ferreira chegou ao Verdão, Palmeiras e São Paulo se enfrentarem 18 vezes. E o retrospecto é de total equilíbrio: seis vitórias alviverdes, seis empates e seis vitórias tricolores. Nesse período, se enfrentaram em duas finais e duas partidas eliminatórias. O Verdão marcou 17 e sofreu 14 gols.
O Tricolor paulista ficou com o título do Paulista de 2021 (com Crespo) e a classificação nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2022 (com Ceni). Já o Palmeiras ficou com o título do Paulista de 2022 (com goleada por 4 a 0 no jogo de volta, depois de perder na ida por 3 a 1) e a classificação rumo ao título da Libertadores nas quartas de final de 2021 (com 3 a 0 no agregado).
Em 2022 foram sete confrontos. Já em 2023, este será o quarto. E também há muito equilíbrio: uma vitória para cada e um empate, sendo dois jogos no Morumbi. O único realizado no Allianz nessa temporada terminou empatado em 0 a 0. Mas quando mandante no Allianz Parque, a experiencia não foi das melhores para o São Paulo: eliminação nas quartas de final do Paulista para o Água Santa, nos pênaltis.
Em contrapartida, ainda nessa temporada, o Palmeiras tem 100% de aproveitamento nos seis confrontos de mata-mata que disputou Supercopa do Brasil (Flamengo), quartas, semi e final do Campeonato Paulista (São Bernardo, Ituano e Água Santa, respectivamente) e terceira fase e oitavas de final da Copa do Brasil (Tombense e Fortaleza, respectivamente).
Palmeiras e São Paulo entram em campo na noite dessa quinta-feira, às 20h (de Brasília), em jogo que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil. Quem avançar, enfrenta o vencedor de Corinthians x América, que jogam no próximo sábado.