Foto: Cesar Greco-Palmeiras
O canto de “O Palmeiras é o time da virada…” pegou de vez no Allianz Parque quando o Verdão precisava de uma virada por no mínimo dois gols diante do rival São Paulo na decisão do Paulista de 2022. E aconteceu. Depois de perder por 3 a 1 na ida, a equipe alviverde construiu uma goleada por 4 a 0 e ficou com o título do Campeonato Paulista.
E praticamente virou “rotina” ter um jogo decisivo diante do São Paulo no Allianz Parque. Tem sido assim nos últimos anos, exceção do Paulista de 2021, que foi definido no Morumbi. Mas no mesmo ano, as equipes se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores e o Verdão levou a melhor por 3 a 0. No entanto, o resultado na ida havia sido 1 a 1, sem vitória tricolor.
Já nos últimos duelos, pela terceira vez seguida, o São Paulo constrói um resultado na ida e o Palmeiras tenta a remontada jogando em casa. Funcionou no Paulista de 2022, mas não obteve o mesmo desfecho na Copa do Brasil de 2022. Na ocasião, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 na ida e parecia conseguir a virada com 2 a 0 já com 13 minutos.
No entanto, o jogo mudou a partir do momento em que Raphael Veiga desperdiçou um pênalti, que definiria a classificação alviverde. Logo na sequência Calleri sofreu pênalti em lance polêmico com Gustavo Gómez e Luciano converteu, levando a decisão para as penalidades, onde Jandrei foi o herói.
Foto: Cesar Greco-Palmeiras
Portanto, ficou o aprendizado ao Palmeiras após essa eliminação que foi sentida pelo clube, por diferentes motivos. Agora, precisa fazer o mesmo: vencer de virada, diante do mesmo adversário: o São Paulo. No jogo de ida, o Tricolor venceu com gol marcado por Rafinha, perto dos minutos finais da segunda etapa.
Agora, Abel Ferreira e companhia tem a missão de superar esse São Paulo que seguirá levando as copas como prioridade para buscar um novo título. O empate dá a classificação ao Tricolor paulista. E detalhe, os últimos dois clássicos no Allianz Parque terminaram empatados em 0 a 0…
Palmeiras e São Paulo entram em campo na noite dessa quinta-feira, às 20h (de Brasília), em jogo que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil. Quem avançar, enfrenta o vencedor de Corinthians x América, que jogam no próximo sábado.