Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Diante do Red Bull Bragantino, o Corinthians chegou a 16 jogos sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, após uma chegada em um cenário caótico. Contudo, o alvinegro não tem mostrado nenhuma evolução em comparação com o que vinha apresentando.
O Timão venceu somente quatro destes 16 jogos na Era Luxemburgo. Em contrapartida, perdeu oito vezes, o que representa 50% dos jogos disputados desde então. Além disso, a equipe empatou em outras quatro oportunidades.
Nesse período, o Corinthians conseguiu avançar às quartas de final da Copa do Brasil, eliminando o Atlético-MG nos pênaltis após reverter os 2 a 0 sofrido na ida. No entanto, foi eliminado ainda na fase de grupos da Libertadores e agora vai disputar a Sul-Americana.
Apesar dos números ruins, a diretoria do Corinthians não cogita a demissão de Luxemburgo. Até pelo fato de já ter trocado o comando já na atual temporada, com a demissão de Fernando Lázaro, a repentina passagem de Cuca (dois jogos) e com Danilo (técnico do Sub-20) à frente do Timão no Derby contra o Palmeiras.
Luxemburgo tem tentado modificar em tudo o que é possível dentro do clube, principalmente na reformulação do elenco. Muitos jovens da base têm ganhado oportunidades em sequência, já que alguns “medalhões” ou se ausentam por lesão, como Renato Augusto, ou estão em baixa, e até fora dos planos da comissão técnica.
O Corinthians terá um mês de julho movimentado, já que segue vivo na Copa do Brasil. O América-MG é o adversário das quartas de final, já com os duelos sendo realizados nas duas próximas semanas. E pelo Brasileirão ainda irá enfrentar Atlético-MG, Grêmio, Bahia e Vasco – esses últimos dois já se torna confronto direto na briga contra o Z-4.