Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br
Muito próximo de deixar o Athletico Paranaense rumo ao Barcelona, o atacante Vitor Roque já se tornou o artilheiro do Furacão na temporada de 2023, mesmo sem disputar boa parte dos primeiros jogos no campeonato estadual, já que estava com a Seleção Brasileira Sub-20 na conquista do Sul-Americano.
Enquanto Roque esteve ausente, Pablo foi o titular absoluto da posição. Ao todo, o centroavante balançou as redes em 10 oportunidades, sendo nove no Campeonato Paranaense, em 16 jogos. Portanto, fez somente um único gol no Brasileirão, passando em branco na Copa do Brasil e Libertadores.
Em contrapartida, Vitor Roque disputou cinco jogos a menos e apenas seis no Paranaense. Apesar disso, fez quatro gols na conquista do estadual. Por outro lado, soma cinco gols no Brasileirão e marcou uma vez na Copa do Brasil e Libertadores.
Com isso, Vitor Roque soma 11 gols e assume a artilharia isolada do elenco. Fechando o top-3 da artilheria estão Alex Santana e Christian, ambos com seis tentos. Depois, aparecem Terans e Vitor Bueno, ambos com cinco.
A jovem promessa do futebol brasileiro está próxima de dar adeus ao Furacão após acerto bem encaminhado com o Barcelona. Depois de chegar aos 18 anos, a tendência é que Roque seja negociado na próxima janela de transferências para o futebol europeu no mês de julho. A negociação deve girar em pelo menos 40 milhões de euros.