Foto: Viktor Araújo/FEC
Após a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, os clubes terão ao menos pouco mais de uma semana para descansar e treinar antes de nova maratona de jogos. Para alguns clubes, como o Fortaleza, essa parada vem num ótimo momento.
O Leão do Pici é o clube da Série A que mais disputou jogos na temporada de 2023, em seis competições diferentes (Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Sul-Americana). São 42 partidas disputadas desde a estreia em 14 de janeiro. Em praticamente cinco meses, a equipe disputa, em média, um jogo a cada três dias.
Além de uma venda significativa como a de Moisés, ao Cruz Azul, do México, como reconheceu o técnico Juan Pablo Vojvoda, o desgaste físico parece muito claro no recorte mais recente de jogos do Fortaleza, que acabou sendo eliminado na Copa do Brasil, perdendo a primeira na Sul-Americana e com apenas uma vitória nas últimas sete rodadas do Brasileirão.
O Tricolor chegou a ter oito vitórias em 10 jogos antes de uma sequência de cinco jogos sem vencer com três empates e duas derrotas. Eram 13 jogos de invencibilidade até os 3 a 0 sofridos para o Palmeiras no jogo de ida da Copa do Brasil. Agora, o cenário já é de apenas três vitórias em 11 partidas.
Nos últimos três jogos, o Fortaleza não marcou nenhum gol. Empatou com o Bahia e perdeu para Estudiantes de Mérida, na Sul-Americana, por 1 a 0, e para o Botafogo, no Brasileirão, por 2 a 0. Pode ser apenas coincidência, mas está claro que há um desgaste físico pela sequência de jogos, de um time que vinha em três competições (Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana).
O maior intervalo de dias em que o Fortaleza não teve jogo foi do dia 7 ao 14 ainda de fevereiro, entre os compromissos diante de Ceará e Bahia. Desde abril, o Fortaleza teve 21 jogos, até o último sábado contra o Botafogo, isso em um intervalo de 71 dias.
A paralisação, portanto, é um ótimo negócio para o Fortaleza que já vinha há um tempo sem apresentar um bom nível de desempenho. Agora, volta a disputar uma partida oficial no dia 21, contra o Cruzeiro, fora de casa. Com a queda na Copa do Brasil, a próxima semana livre será no início de julho, depois do jogo contra o Flamengo, no Maracanã.
Números do Fortaleza na temporada:
42 jogos
24 vitórias
8 empates
10 derrotas
83 gols marcados
35 gols sofridos