Foto: Guilherme Griebeler / Coritiba
O Coritiba vive uma longa crise na temporada de 2023 e chega a três meses sem nenhuma vitória. Como consequência, a equipe foi eliminada de forma precoce nas competições e mata-mata e está na lanterna do Brasileirão.
Já são exatamente três meses, ou 90 dias como preferir, sem nenhuma vitória. É mais do que a metade de jogos do clube no ano, onde disputou 24 ao todo. O último triunfo foi ainda em 23 de fevereiro contra o Humaitá, pela 1ª fase da Copa do Brasil.
De lá para cá, o Coritiba soma oito derrotas e cinco empates, ou 13 jogos sem perder. Isso com direito a eliminação nas quartas de final do Paranaense para o Cascavel, eliminação para o Sport na 3ª fase da Copa do Brasil e a demissão do técnico António Oliveira, que reestreou pelo Cuiabá na última segunda com vitória sobre o Cruzeiro.
Inclusive, o Cuiabá é o próximo adversário do Coxa e passa a ser um “confronto direto” na briga pela permanência na Série A. Desde a saída do português António Oliveira, o técnico Antônio Zago fez seis partidas à frente do Coritiba, onde obteve dois empates e quatro derrotas.
É um cenário caótico para a equipe alviverde que vai seguir na zona do rebaixamento por mais algumas rodadas. Mesmo vencendo o Cuiabá no fim de semana, no mínimo irá para a 19ª colocação, isso se o América-MG não vencer. E pelo andar da carroagem, o mais provável é o rebaixamento ao fim da temporada.
Últimos 13 jogos do Coritiba:
Coritiba 1×2 Atlético-MG – Brasileirão
Athletico-PR 3×2 Coritiba – Brasileirão
Coritiba 1×1 Vasco – Brasileirão
Bahia 3×1 Coritiba – Brasileirão
Coritiba 1×1 São Paulo – Brasileirão
Sport 2×0 Coritiba – Copa do Brasil
Coritiba 0x3 Fortaleza – Brasileirão
Flamengo 3×0 Coritiba – Brasileirão
Coritiba 3×3 Sport – Copa do Brasil
Coritiba 1×1 Criciúma – Copa do Brasil
Coritiba 0x0 Cascavel – Campeonato Paranaense
Cascavel 3×1 Coritiba – Campeonato Paranaense
Operário 3×0 Coritiba – Campeonato Paranaense