Foto: Gabriel Thá | Coritiba
São mais de três meses sem vencer, isso em 15 jogos. O Coritiba é, de longe, o pior time do futebol brasileiro e a tabela do campeonato comprova: lanterna após nove rodadas, com três empates e seis derrotas.
O Coxa vivia uma crise já no campeonato estadual, quando caiu de forma precoce para o Cascavel ainda nas quartas de final, com 3 a 1 no agregado. Depois ainda ocorreu a eliminação para o Sport, que atualmente está na Série B, 3ª fase da Copa do Brasil.
O técnico António Oliveira comandou a equipe até a estreia do Brasileirão, quando perdeu por 3 a 0 para o Flamengo e foi demitido – atualmente está no Cuiabá, com retrospecto de duas vitórias e um empate. De lá para cá, Antonio Zago é quem comanda o Coxa, mas até o momento houve pouca evolução e sem o principal: vitória.
O Coritiba pode ter o Fortaleza como exemplo na última edição, que virou o primeiro turno na lanterna e ainda conseguiu terminar o campeonato com vaga na pré-Libertadores. Mas o cenário e condições do clube é completamente o oposto de um time bem organizado e com sequência de trabalho no comando técnico. O time cearense bancou a permanência de Vojvoda, o que não aconteceu com António Oliveira neste início de Brasileiro, e nada garante que Zago irá permanecer nas próximas semanas.
O recorte atual do Coxa é de nove derrotas e seis empates, desde a última vitória em 23 de fevereiro. No Brasileirão já tem a pior defesa com 20 gols sofridos e oito gols marcados, número insuficiente para obter uma vitória simples.
A virada de chave pode começar diante do Santos na próxima rodada, que será realizada no Couto Pereira. Depois, haverá nova semana livre devido a data Fifa, e em caso de novo jogo sem vitória pode fazer com que a atual diretoria não consiga manter Zago no cargo como técnico devido a pressão da torcida.
Fato é que o Coritiba já começou rebaixado no Brasileirão e dificilmente irá conseguir uma grande reviravolta. No momento, resta conhecer os outros três rebaixados, já que o Coxa não vence há três meses e já tem cinco pontos de distância do primeiro time fora do Z-4, que hoje é o Corinthians.